A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão Especial de Igualdade Racial, repudia veementemente os ataques sofridos pelo Advogado e Vereador Ismael Silva, após um caso de injúria racial que ocorreu via WhatsApp, no fim do mês de Outubro de 2024.
No momento do ocorrido, um professor da rede municipal da capital teria chamado o vereador de “negro de salão”, o professor que teria cometido o crime teria ficado insatisfeito com uma entrevista dada por Ismael a uma TV local em que criticava a situação em que se encontra a educação de Teresina.
A OAB Piauí repudia, veementemente, atitudes como esta, que representam um retrocesso e condena qualquer estrutura racista que jamais deveria ter existido, e, tampouco, continuar existindo.
É importante ressaltar que racismo é crime. A Lei 7.716 (Lei de Crime Racial) tipifica crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Todos os crimes previstos na Lei 7.716 terão as penas aumentadas em um terço até a metade quando ocorrerem em contexto ou com intuito de descontração, diversão ou recreação, como figura as mensagens divulgadas.
A luta contra o racismo é uma responsabilidade e um dever de toda a sociedade. A Seccional reafirma o compromisso em trabalhar pela dignidade racial, expressa solidariedade ao parlamentar Ismael Silva e se compromete em sempre estar atenta e vigilante para combater qualquer ataque racista.