A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), lamenta profundamente o falecimento do ex-presidente do Conselho Federal da OAB, o alagoano Marcello Lavenère Machado.
Figura marcante na história da advocacia brasileira, Marcello foi membro vitalício do Conselho Federal da OAB, advogado e consultor jurídico em Brasília. Também dedicou sua vida ao ensino, atuando como professor de Direito Civil na Universidade de Brasília (UnB) e na Escola Superior do Ministério Público.
Durante sua trajetória, destacou-se como um defensor incansável da democracia e da justiça social. Marcello Lavenère tornou-se nacionalmente conhecido ao assinar, como presidente do Conselho Federal da OAB, o pedido de impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.
Ele também deixou um importante legado enquanto presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, dedicando-se às reparações de vítimas da ditadura militar e atuando em defesa dos perseguidos políticos.
Neste momento de dor e resignação, a Seccional Piauí se solidariza com os familiares e amigos, reconhecendo a relevância do legado de Marcello Lavenère, que continua a inspirar a classe a lutar pela justiça e pelos direitos fundamentais.
