Nota de Pesar – Advogado Fernando Antônio de Brito Bacellar

8 de outubro de 2020 às 8:34h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do emérito Piauiense consagrado na profissão de Advogado, Fernando Antônio de Brito Bacellar.

O Piauiense, nascido em Parnaíba, se graduou Bacharel em Ciências Jurídicas e em Ciências Sociais, com inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Ceará. Seu vasto currículo inclui cursos de pós-graduação na Universidade Lusíada e na Universidade Coimbra, em Portugal; na Universidade de Paris, França e no King’s College London, na Inglaterra, todos na área da ciência do Direito, e uma graduação profissional como Auditor Analítico pela Fundação Getúlio Vargas.

Militou por mais de cinco décadas na Advocacia, sendo proprietário de conceituado escritório em Fortaleza, com filiais em Teresina e São Paulo. Atuou também na área de consultoria, em Miami e New York, nos Estados Unidos; em Lisboa, Portugal e Madri, na Espanha.

Bacellar também prestou grandes contribuições à Advocacia enquanto Conselheiro da OAB pelo Ceará, como membro fundador da Escola Superior de Advocacia no Estado, tornando-se o seu primeiro Diretor, como Presidente do Conselho de Administração do Clube dos Advogados, Assessor Jurídico da Associação dos Delegados de Polícia do Ceará, Consultor Jurídico Empresarial, além de ter sido Comentarista de Economia da TV Canal 8 (SBT) em Fortaleza.

Mesmo com atuação proeminente no Ceará, ele também contribuiu com sua cidade natal. Enquanto ocupante de importante cargo nas Centrais Elétricas Norte do Ceará, colaborou para Parnaíba recebesse energia elétrica pela Usina de Paulo Afonso (BA). Também colaborou para que o sinal da TV Ceará, do grupo associado Assis Chateaubriand, chegasse à cidade.

Presidiu a Fundação Dr. Raul Furtado Bacellar, deixada por seu pai, promovendo uma entidade sem fins lucrativos em Parnaíba, promovendo educação, cultura, preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico, bem como protegendo pessoas com deficiência e prestando assistência social a crianças, adolescentes e idosos.

No final da década de 1960, adquiriu para o Grupo Empresarial cearense Moisés Pimentel, o Banco de Parnaíba S/A, instalando-o em Fortaleza que, posteriormente, passou a se chamar Banco Pontual.

Pelos relevantes serviços prestados, Bacellar recebeu diversas medalhas e diplomas de Honra ao Mérito, entre elas a de Comendador da Ordem do Mérito Renascença, a mais elevada concedida pelo Poder Executivo do Estado do Piauí.

Fernando Bacellar deixou a esposa Francilene Andrade Bacellar, os irmãos Benjamim, Renato e Maria Neusa, além de vários sobrinhos. Neste momento de dor e resignação, a OAB Piauí se solidariza com a família, amigos e companheiros de trabalho de Fernando Antônio de Brito Bacellar.