Nota de esclarecimento – Atendimentos para a advocacia no Posto do INSS na CAAPI

15 de agosto de 2022 às 15:37h

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, informa que os atendimentos no Posto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Caixa de Assistência dos Advogados (CAAPI), não foram retomados nesta segunda-feira (15/08). Isso aconteceu porque gerência executiva do INSS solicitou aos funcionários da CAAPI na última sexta-feira (12/08), que todos os atendimentos à advocacia fossem marcados para a unidade sede do INSS.

A OAB- PI e a CAAPI só receberam a comunicação oficial do retorno dos atendimentos às 10h43 desta segunda-feira, um mês depois da primeira solicitação de retorno protocolada pela Seccional. Os dez atendimentos desta segunda-feira foram marcados para a sede da Gerência Executiva, no Centro de Teresina, conforme foi orientado pelo próprio INSS.

Talmy Tércio, presidente da CAAPI, afirma que não houve nenhum tipo de comunicação oficial com a OAB Piauí neste período. “Na última sexta-feira (12/08), o INSS orientou que os funcionários da CAAPI realizassem o agendamento dos atendimentos para esta semana, a partir de hoje (15/08), com a própria gerência do INSS. Entretanto, somente nesta segunda-feira, às 10h43, a CAAPI foi informada do retorno dos atendimentos”, destacou.

O advogado declara ainda que a CAAPI funcionou normalmente nesta segunda-feira. “Nenhum atendimento foi feito por conta da falta de comunicação que deveria ter sido realizada pela gerência do INSS”, frisou.

OFÍCIO ENVIADO NO DIA 14 DE JULHO

“Eu ainda estava como presidente em exercício da OAB no dia 14 de julho, quando as diretorias da CAAPI e OAB encaminharam um ofício para o INSS pedindo a retomada dos atendimentos, em respeito ao convênio celebrado entre a OAB-PI e a gerência executiva do INSS em Teresina. Na época, a OAB não foi informada oficialmente da suspensão. Eu estive pessoalmente na gerência do INSS buscando uma solução”, relembrou, Daniela Freitas, vice-presidente da Seccional.

A secretária-geral da OAB-PI, Raylena Alencar, informou que os agendamentos foram feitos normalmente na sexta-feira. “O direcionamento que recebemos foi para que os atendimentos fossem marcados no INSS e assim foi feito. É de nosso total interesse que essa situação seja resolvida o quanto antes. Por isso, desde o primeiro momento estamos tentando a retomada do serviço que é muito importante para classe, conforme acordo firmado por esta instituição e pelo INSS”, mencionou.

A presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Islanny Oliveira, reiterou os esforços da Seccional. “Desde a suspensão dos atendimentos na CAAPI, buscamos as melhores estratégias para a manutenção dos serviços à advocacia, nosso objetivo é manter os benefícios já conquistados e buscar melhorias para a advocacia previdenciária”, afirmou.

PREVISÃO DE RETORNO

A previsão é que os atendimentos no posto exclusivo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) localizado na Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI), em Teresina, sejam restabelecidos na quarta-feira (17/08).

A suspensão dos serviços no posto de atendimento ocorreu após uma divergência entre um advogado e um funcionário do INSS que trabalhava nas dependências do posto. Nesse mesmo dia, membros da diretoria da CAAPI e OAB-PI participaram de uma reunião com o gerente executivo do INSS, Adenilson Borges de Oliveira Rosa.

Os atendimentos estavam suspensos desde o dia 06 de julho por determinação da gerência executiva do INSS.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba