Natal Solidário e Dezembro Vermelho: OAB-PI realiza campanha e distribui mais de 100 kits de higiene para moradores de rua

22 de dezembro de 2022 às 10:46h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), realizou uma campanha solidária em conjunto com outras instituições. O Dezembro Vermelho e o Natal Solidário aconteceram na última segunda-feira (19/12), no Centro de Valorização da População (Centro POP), em Teresina. A ação foi promovida através da vice-presidência da OAB-PI, das Comissões Temáticas, da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI) e da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-PI).

Na ocasião, foram ministradas palestras sobre alguns temas como ‘Doenças Sexualmente Transmissíveis’, ‘Impedimento de empréstimos no Auxílio Brasil’ e ‘Prevenção e combate às drogas’. Na ação também houve prestação de serviços, como assistência jurídica, testagens da Covid-19, IMC, auriculoterapia, além das práticas esportivas, com jogos de ping-pong e de damas.

A campanha conjunta também arrecadou kits de higiene (sabonete, escova de dentes, pasta de dentes, shampoo, absorventes), que foram distribuídos aos moradores de rua. A CAAPI colaborou com 100 desses kits.

AÇÕES SOLIDÁRIAS EM CONJUNTO

A vice-presidente da OAB-PI, Daniela Freitas, coordenadora das Comissões Temáticas, ressaltou que as metas da ação social foram atingidas. “Neste ano unimos as duas campanhas, a Dezembro Vermelho, que é uma campanha nacional de prevenção ao HIV/Aids e outras ISTs e a Natal Solidário, que é realizada no mesmo mês por causa das celebrações natalinas, tendo conseguido com o auxílio de órgãos públicos, várias ações de inclusão”, explicou.

COMBATE ÀS DSTS

Williams Cardec, presidente da Comissão de Direito de Saúde, falou da importância da campanha Dezembro Vermelho, como forma de conscientização para os riscos de contaminação pelo HIV e demais doenças sexualmente transmissíveis. “A população de rua está muito exposta a essas enfermidades, é um nicho bastante importante na questão de prevenção, por se tratar de pessoas que estão vulneráveis tanto pelas relações sexuais com vários parceiros, como pelo uso compartilhado de seringas para consumo de drogas”, pontuou.

NATAL SOLIDÁRIO

O presidente da Comissão de Trânsito da OAB-PI, Bruno Lages, afirmou que o intuito foi proporcionar serviços não só para a advocacia, mas, sim, para a população de maneira geral. “Isso mostra o papel da OAB voltado à cidadania, principalmente, aos que mais necessitam, que são as pessoas que compõem essa população em situação de rua. Como profissional, deixam-nos bastante satisfeitos ao ter mostrado que o nosso papel também é ajudar a sociedade de maneira em geral”, enfatizou.

A vice-presidente da Comissão do Trânsito da OAB-PI, Lorena Corrêa, relatou que a ação só foi possível com a participação de várias Comissões Temáticas da OAB-PI e com o apoio de alguns órgãos públicos. “A nossa Comissão participou desta campanha com o intuito de ajudar a população em situação de rua, no Centro POP, dispondo uma programação com palestras e diversos serviços, dentre eles testagem de COVID-19. Tal ação só pôde acontecer devido à sintonia do trabalho em equipe de todas as instituições e comissões envolvidas”, detalhou.

Camyla Riotinto, membro Comissão Direitos Humanos, disse que a ação proporcionou um momento de escuta ativa da população em situação de rua. “Atendemos e assistimos juridicamente dezenas de pessoas e conseguimos levar a resolutividade de alguns problemas, que são muitos. Por isso, a importância da OAB por meio das suas Comissões Temáticas e ações sociais para atuar na diminuição da falta de acesso à Justiça”, relatou.

Alberto Júnior, coordenador da Caixa da Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI), agradeceu a oportunidade de ter feito parte desse projeto idealizado pela Comissão de Direito de Trânsito. “Foi um dia do mais pleno exercício da cidadania, em que foram prestados diversos serviços à população de rua da nossa capital, que vivem em situação de marginalização e de abandono social. Neste domingo, essas pessoas tiveram acesso a lazer, saúde e à cidadania. Quero agradecer a todos os envolvidos, que foram responsáveis pela realização dessa campanha”, mencionou.

COMISSÕES E ÓRGÃOS PARTICIPANTES

A iniciativa da Comissão de Trânsito contou com o apoio de outras Comissões Temáticas, como a Comissão de Direito de Trânsito, Direito Desportivo, Direito de Saúde, Cultura e Eventos, de Direitos Humanos e de Direito Previdenciário.

Participaram dessa campanha representantes da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI), Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), Hospital Getúlio Vargas (HGV), Sest Senat, Polícia Rodoviária Federal (PRF), PVT, Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), Coordenação Estadual de Epidemiologia/CIEVS e Federação de Tênis de Mesa.