Mês da Mulher: OAB Piauí dá início à edição especial do Café nos Fóruns

9 de março de 2020 às 15:20h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, deu início à edição especial do “Café nos Fóruns”, em homenagem ao Mês da Mulher, nesta segunda-feira (09). O primeiro evento foi realizado no Fórum Cível e reuniu dezenas de advogadas e advogados.

Para o Presidente da Seccional, Celso Barros Coelho Neto, todas as mulheres merecem respeito e proteção. “Vivemos uma nova era de firmamento dos interesses da mulher. É possível enxergar nitidamente a sua evolução, mas ainda precisamos impor algumas medidas para que as mulheres ocupem seus espaços em nossa sociedade. Temos que hastear a bandeira desta luta contra o machismo ainda tão presente em nosso País ”, afirmou.

A ação faz parte do cronograma de atividades do Mês da Mulher. Palestras sobre as prerrogativas das mulheres advogadas e rodas de conversa também farão parte da programação que foi preparada para debater a atuação feminina no mercado de trabalho, repercutindo sobre as questões de gênero na Advocacia e na sociedade piauiense.

“O dia 8 de março nos lembra as guerreiras de ontem que batalharam para que estivéssemos juntas hoje. Lutamos pela efetivação dos direitos e prerrogativas não só da mulher advogada, mas de todas as mulheres dessa sociedade tão excludente, e a OAB tem um papel fundamental nisso. Nossa missão é continuar na luta por aquelas que estão sendo discriminadas e assediadas todos os dias”, garante a Vice-Presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício.

Em sua fala, o Diretor-Tesoureiro da Seccional Piauí, Einstein Sepúlveda, destacou a força das mulheres que lutam pelos seus direitos e sobre o plano de valorização que a Seccional está desenvolvendo para que a mulher advogada seja respeitada. “Falar da mulher é falar da resiliência e da sua luta por mais espaços na sociedade. Devemos reconhecer tais lutas e contribuir para que a igualdade de gênero seja efetivada na prática, de fato”, declarou.

A Ouvidora-Geral da OAB Piauí, Élida Franklin, também prestigiou o evento, ressaltando o significado da data escolhida para simbolizar o Dia Internacional da Mulher. “Esta data não foi criada pelo comércio. Ela tem raízes históricas mais profundas e sérias. Às mulheres que foram massacradas por lutarem por seus direitos, nós devemos a continuidade dessa batalha de autoafirmação e de busca da firmação em todos os espaços”, disse.

Dalva Fernandes, Presidente da Comissão da Mulher Advogada, fez um apanhado sobre a III Conferência da Mulher Advogada, realizada na última semana, em Fortaleza. “Éramos mais de 2 mil pessoas no mesmo espaço, a maioria do público formado por mulheres advogadas de todo o Brasil. No entanto, é importante ressaltar que a luta pela igualdade dos direitos não deve ser só das mulheres. Precisamos da voz de todos”, esclareceu.

Prestigiaram o evento a Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Conceição Carcará; a Presidente da Comissão de Direito das Famílias e Sucessões, Karla Oliveira; o Presidente da Subseção de Barras, Carlos Augusto de Oliveira; o Secretário-Geral da CAAPI, Ian Cavalcante; o Diretor-Geral do NAAD, João Matos, Conselheiros Seccionais; e membros de Comissões Temáticas, advogadas e advogados.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba