Membros da OAB Piauí participam de solenidade de abertura da Semana Estadual de Políticas Públicas contra as Drogas

20 de junho de 2022 às 14:50h

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, esteve presente na abertura da Semana Estadual de Políticas Públicas contra as Drogas, nesta segunda-feira (20/06), na Associação Beneficente São Paulo Apóstolo (ABESPA). O evento é uma realização da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas do Piauí (CENDROGAS-PI), em parceria com o Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas do Piauí (CEPD-PI).

Daniela Freitas, vice-presidente da OAB Piauí, ressalta o comprometimento das instituições para a construção de políticas públicas e sociais de combate ao uso de drogas e no tratamento de dependentes químicos. “É importante estarmos presentes neste evento, pois temos muitas legislações em vigor no nosso país, que visam combater a disseminação de drogas ilícitas. Neste campo, a OAB tem uma Comissão específica que trata dos mecanismos constitucionais, sobre o tema de grande relevância social, com palestras e orientação sobre como concretizar ações em parceria com outras instituições”, pontua.

A advogada destaca ainda o papel da OAB no processo de construção de diálogo e políticas públicas sobre drogas no país. “É um compromisso da Ordem com toda a sociedade, muito sério, de fomentar uma agenda jurídica e colaborativa no combate ao uso de drogas, com um sistema integrado de Comissões Temáticas em consonância com diversos setores público e privados, sobretudo de saúde”, diz.

O coordenador-geral do CENDROGAS-PI e presidente da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas da OAB-PI, Sâmio Falcão, pontua que a iniciativa tem como objetivo levar debates à sociedade e mostrar os trabalhos que são realizados no estado do Piauí. “As organizações da sociedade civil são muito importantes e nós precisamos fortalecer e ajudar essas instituições. A Semana Estadual de Políticas Públicas contra as Drogas contará com uma vasta programação da capital e no interior, com o apoio das comunidades terapêuticas, associações e parceiros”, destacou.

A Semana teve início com uma missa. Em seguida, os coordenadores da Pastoral do Povo de Rua, que é mantida pela ABESPA, apresentaram os trabalhos produzidos nos cursos profissionalizantes. São produzidos e comercializados pelos acolhidos: chinelos, xícaras e blusas personalizadas. Na oportunidade, a turma de confecção de chinelos recebeu o certificado de conclusão do curso.

A programação durante toda a semana contará com palestras, rodas de conversas, blitz educativa com a entrega de folders com informações a respeito das políticas sobre drogas, caminhadas e debates, tanto em Teresina como nas cidades de Demerval Lobão, Água Branca, São Gonçalo, Floriano, Bom Jesus, Parnaíba e Luís Correia.

Estiveram presentes representantes da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas da OAB-PI, do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMAD), da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), da Defensoria Pública e das organizações da sociedade civil.

VEJA IMAGENS DO EVENTOS