OAB-PI

Membros da OAB Piauí participam de solenidade de abertura da Semana Estadual de Políticas Públicas contra as Drogas

Membros da OAB Piauí participam de solenidade de abertura da Semana Estadual de Políticas Públicas contra as Drogas

20 de junho de 2022

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, esteve presente na abertura da Semana Estadual de Políticas Públicas contra as Drogas, nesta segunda-feira (20/06), na Associação Beneficente São Paulo Apóstolo (ABESPA). O evento é uma realização da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas do Piauí (CENDROGAS-PI), em parceria com o Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas do Piauí (CEPD-PI).

Daniela Freitas, vice-presidente da OAB Piauí, ressalta o comprometimento das instituições para a construção de políticas públicas e sociais de combate ao uso de drogas e no tratamento de dependentes químicos. “É importante estarmos presentes neste evento, pois temos muitas legislações em vigor no nosso país, que visam combater a disseminação de drogas ilícitas. Neste campo, a OAB tem uma Comissão específica que trata dos mecanismos constitucionais, sobre o tema de grande relevância social, com palestras e orientação sobre como concretizar ações em parceria com outras instituições”, pontua.

A advogada destaca ainda o papel da OAB no processo de construção de diálogo e políticas públicas sobre drogas no país. “É um compromisso da Ordem com toda a sociedade, muito sério, de fomentar uma agenda jurídica e colaborativa no combate ao uso de drogas, com um sistema integrado de Comissões Temáticas em consonância com diversos setores público e privados, sobretudo de saúde”, diz.

O coordenador-geral do CENDROGAS-PI e presidente da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas da OAB-PI, Sâmio Falcão, pontua que a iniciativa tem como objetivo levar debates à sociedade e mostrar os trabalhos que são realizados no estado do Piauí. “As organizações da sociedade civil são muito importantes e nós precisamos fortalecer e ajudar essas instituições. A Semana Estadual de Políticas Públicas contra as Drogas contará com uma vasta programação da capital e no interior, com o apoio das comunidades terapêuticas, associações e parceiros”, destacou.

A Semana teve início com uma missa. Em seguida, os coordenadores da Pastoral do Povo de Rua, que é mantida pela ABESPA, apresentaram os trabalhos produzidos nos cursos profissionalizantes. São produzidos e comercializados pelos acolhidos: chinelos, xícaras e blusas personalizadas. Na oportunidade, a turma de confecção de chinelos recebeu o certificado de conclusão do curso.

A programação durante toda a semana contará com palestras, rodas de conversas, blitz educativa com a entrega de folders com informações a respeito das políticas sobre drogas, caminhadas e debates, tanto em Teresina como nas cidades de Demerval Lobão, Água Branca, São Gonçalo, Floriano, Bom Jesus, Parnaíba e Luís Correia.

Estiveram presentes representantes da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas da OAB-PI, do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMAD), da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), da Defensoria Pública e das organizações da sociedade civil.

VEJA IMAGENS DO EVENTOS