Jovem Advocacia: empreendedorismo em tempos de pandemia

29 de julho de 2020 às 9:15h

Diante da crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), muitos profissionais precisaram inovar em suas práticas para continuar atuando no mercado. Com a Advocacia, um serviço considerado essencial, não foi diferente. Para isso, o empreendedorismo, junto à criatividade e à tecnologia, pode ser uma ferramenta para a jovem Advocacia superar esse momento.

O Presidente da Comissão de Gestão, Empreendedorismo e Inovação da OAB Piauí, Alberto Monteiro Neto, aponta que o aperfeiçoamento por meio de estudos e o uso inteligente das redes sociais podem ser aliados nesse momento. “O jovem advogado(a) deve usar o tempo a seu favor. Continue ou aumente a intensidade dos seus estudos agora que você tem mais tempo disponível. Faça aquela pós, curso de extensão ou atualização que você já estava querendo fazer”, aconselha.

Outras dicas do Presidente da Comissão para a jovem Advocacia em tempos de pandemia são:

Exponha-se: Use as redes sociais de forma inteligente. Crie conteúdo de valor para sua audiência. Ao escrever ou gravar um vídeo ou podcast, o advogado consolida conhecimento e cria autoridade, torna-se uma referência no assunto que ele aborda;

Expanda sua rede de contatos: crie novas conexões com pessoas que são referências no seu campo de atuação e que, agora, estão mais disponíveis para interagir;

Não atire para todo lado: escolha um ou, no máximo, dois segmentos para você realmente DOMINAR. Siga sua paixão, mas tenha visão de longo prazo e perceba quais os rumos que esse(s) segmento(s) seguirão nos próximos anos e antecipe-se;

Use a tecnologia que está a sua disposição: você pode automatizar muito trabalho, ser mais eficiente e manter, ou até mesmo aumentar, o seu nível de profissionalismo. Use plataformas como o Canva para criar artes profissionais e atraentes para a sua produção de conteúdo;

Por fim, seja proativo: faça videoconferências com clientes, ainda que eles não tomem a iniciativa de lhe procurar. Seja lembrado como alguém que deu uma orientação, atualização importante ou mesmo levou uma palavra de ânimo e esperança quando seu cliente mais precisava. Às vezes, seu cliente (ou potencial cliente) ainda nem percebeu que precisa de um suporte jurídico preventivo.

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