Iracema Santos Rocha, advogada e presa política na ditatura, recebe homenagem em Exposição do Governo do PI

8 de setembro de 2022 às 19:11h

Iracema Santos Rocha, advogada, presa política na ditadura, é homenageada pelo Governo do Estado na exposição “Mulheres Pioneiras no Piauí”. Ela compõe um grupo de 29 mulheres representadas por suas trajetórias de destaque e serviços prestados à sociedade.

Iracema Santos nasceu em Floriano, em 1927. Ela foi perseguida durante a Ditadura Militar de 1964 e é a única mulher presa, no Piauí, sob acusação de comunismo e subversão. Ela ficou encarcerada no 25º Batalhão de Caçadores e quando foi solta, foi proibida de encontrar-se com qualquer pessoa.

Hoje com 96 anos, ela é advogada, professora, filósofa, jornalista e política. Em entrevista recente para a imprensa local, ela declarou que sua principal bandeira era a luta por direitos iguais entre homens e mulheres.

“Eu sempre acreditei que a mulher tem que ter os mesmos direitos dos homens. Fui a favor da Revolução Industrial e desde então fui perseguida e censurada. A primeira vez que passei por isso foi durante um discurso no rádio, ao lado de Petrônio Portela. Cortaram a minha palavra. Dias depois, fui presa e vivi os piores pesadelos”, relatou Iracema Rocha.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba