Internacionalização: ESA-PI transmitirá palestra de professor italiano e abrirá canal de interação com Advocacia

9 de fevereiro de 2023 às 8:28h

A Escola Superior da Advocacia do Piauí, integrada à Seccional OAB-PI, prepara estrutura para a transmissão da Aula Magna do professor italiano Pier Luigi Petrillo. O evento ocorrerá na Biblioteca da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) de forma presencial e será transmitido no Auditório da ESA-PI, dia 24 de fevereiro, às 9h, ocasião na qual os profissionais da Advocacia piauiense poderão fazer perguntas diretamente ao palestrante.

O evento é destinado, inclusive, a alunos, docentes, egressos ou mesmo pessoas que queiram ter contato com o tema, como juristas, cientistas políticos, parlamentares e assessores parlamentares. Para participar e receber certificado de participação referente a três horas/aula é necessário realizar inscrição no link: https://unifor.br/web/pos-graduacao/-/pos-unifor-promove-aula-magna-com-professor-italiano-pier-luigi-petrillo-1.

No Piauí, a Escola Superior da Advocacia incentiva a interação dos profissionais com o tema abordado. Para tanto, pede a doação de 1 quilo de alimento não perecível, mediante a entrada no auditório, como forma de contribuição para campanhas sociais da entidade.

O evento faz parte do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) do Mestrado e Doutorado da UNIFOR – da Fundação Edson Queiroz. A temática versará sobre “Teorias e técnicas do lobbying”, homônimo ao livro de 432 páginas traduzido para o português e lançado no Brasil, em 2022, pelo professor, que irá abordar o conteúdo que permeia todo o conceito de Estado de Direito.

METAS PARA 2023

Vale ressaltar que a UNIFOR tem parceria para o MBA em Business Law que está com inscrições abertas no site da ESA. Em decorrência dessa relação, a advocacia piauiense passou a ter acesso a um leque de serviços de qualificação profissional de alto nível.

“Um dos projetos da ESA para 2023 é o fortalecimento e aprofundamento do conhecimento através de Altos Estudos, como palestras, seminários, congressos e cursos, com professores de nível internacional”, revela o diretor-geral da ESA-PI, Thiago Carcará.

O PALESTRANTE

Pier Luigi Petrillo é doutor em Direito Comparado pela Universidade de Siena e mestre em História Constitucional Europeia pela Universidade Sapienza de Roma. Como professor e pesquisador visitante, teve passagens por universidades norte-americanas (Columbia University) e brasileiras (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Universidade do Estado do Rio de Janeiro), entre outras. Atualmente é professor de Direito Público Comparado na Universitá degli Studi di Roma (Unitelma Sapienza) e de Teoria e Técnicas de Lobbying na Universidade Luiss Guido Carli. Foi chefe de Gabinete e Chefe do Gabinete Legislativo de vários ministros italianos (Ambiente, Cultura, Universidade, Agricultura e Políticas Europeias). Além de consultor da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em lobbying, e presidente do órgão de peritos mundiais da UNESCO.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba