III Colégio de Presidentes das Subseções acolhe reinvindicações da Advocacia e homenageia os 200 anos da Independência do Piauí

5 de março de 2023 às 14:57h

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, promoveu nesta sexta (03/03) e sábado (04/03) o III Colégio de Presidentes das Subseções. O evento foi sediado na Subseção de Campo Maior e contou com a participação de representantes das 15 Subseções da OAB no Estado.

Os Presidentes das Subseções apresentaram as reinvindicações da Advocacia do interior para a Diretoria da Seccional, Conselheiras (os) Federais e Seccionais, representantes da Caixa de Assistência a Advocacia do Piauí (CAAPI), da Escola Superior da Advocacia do Piauí (ESA-PI) e integrantes das Comissões Temáticas. O objetivo é o aprimoramento das ações da Ordem em todo o Piauí.

Celso Barros, Presidente da OAB-PI, destaca que essa edição do Colégio de Presidentes é simbólica e ressalta a importância do amplo e democrático diálogo com a Advocacia.

“Realizamos o III Colégio de Presidentes na Subseção de Campo Maior por duas razões. A primeira é que a Subseção está completando 11 anos de fundação e a segunda é que o município de Campo Maior foi palco de um importante momento da história do Piauí. A Batalha do Jenipapo completa 200 anos neste mês e simboliza a luta do povo piauiense na Independência do Brasil”, salienta.

DEMANDAS ACOLHIDAS

Foram deliberadas ações junto ao Tribunal de Justiça do Piauí, ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério Público do Piauí. Os cursos da ESA-PI também estiveram em pauta, assim como, as diversas ações a serem executadas em todo o Piauí.

O Advogado acrescenta ainda que todas as reinvindicações foram acolhidas e serão analisadas. “Queremos fortalecer o sistema OAB e o projeto de interiorização da Advocacia. O Colégio abordou questões que beneficiam os Advogados e Advogadas do interior, como a expansão dos cursos de pós-graduação ofertados pela ESA-PI, a realização de Congressos, a defesa das Prerrogativas da Advocacia, a Tabela de Honorários e melhorias no Judiciário. Trabalharemos para solucionar as demandas e conquistar melhorias para a Advocacia e sociedade”, pontua Celso Barros.

Para Augusto Pereira Filho, Presidente da Subseção de Campo Maior, foi uma honra que a Subseção tenha sediado o evento. “Foi muito importante que o Colégio tenha acontecido em uma cidade do interior e com a presença de muitos representantes da Advocacia. Diversos temas foram apresentados dentro de um clima ameno e propositivo. Nosso evento também contou com uma parte cultural muito importante, em que visitamos museus, a Catedral de Santo Antônio e o Monumento da Batalha do Jenipapo. Finalizamos esse comento com muita felicidade”, acrescenta o Advogado.

Na ocasião, o Advogado Erialdo Luz assumiu o cargo de secretário-adjunto da Subseção de Campo Maior.

PRESENÇAS

Estiveram presentes os seguintes representantes das Subseções: a Conselheira Seccional Beatriz Sousa, representando a Subseção de Água Branca; a presidente da Subseção de Barras, Milena Maciel; o presidente da Subseção de Bom Jesus, Fernando Santos; o presidente da Subseção de Campo Maio, Antônio Pereira; o presidente da Subseção de Corrente, Avelino Negreiros; o presidente da Subseção de Esperantina, Miguel Barros; o presidente da Subseção de Floriano, Pablo Alves; a vice-presidente da Subseção de Oeiras, Evailsa Rego; o presidente da Subseção de Parnaíba, Rômulo Santos; o presidente da Subseção de Picos, Maycon Luz; o presidente da Subseção de Piripiri, Manoel Inácio; o presidente da Subseção de São João do Piauí, Marcello Lavor; o presidente da Subseção de São Raimundo Nonato, Alexandre Cerqueira; o vice-presidente da Subseção de Uruçuí, Fagnner Pires; a presidente da Subseção de Valença, Martalene dos Anjos.

Também estiveram presentes no III Colégio de Presidentes de Subseções: o diretor-tesoureiro da OAB-PI, Marcus Nogueira; o Conselheiro Federal da OAB-PI, Carlos Júnior; a Conselheira Federal da OAB-PI, Élida Fabrícia; a Conselheira Federal da OAB-PI, Isabella Paranaguá; o diretor-geral da ESA-PI, Thiago Carcará; o presidente da Comissão de Relação com o Poder Judiciário, Thiago Brandim; a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Beatriz Sousa; o presidente da CAAPI, Talmy Tércio; a vice-presidente da CAAPI, Dalva Fernandes; a secretária-geral adjunta da CAAPI, Jória Batista.