II Colégio de Presidentes das Subcomissões da Mulher Advogada delibera sobre Conferência Estadual em 2021 e valorização da Advocacia feminina

25 de março de 2021 às 13:36h

A elaboração da II Conferência Estadual da Mulher Advogada, ajustes para o lançamento do e-book “Elas escrevem” e valorização da Advocacia feminina dentro das Subseções foram algumas das pautas abordadas no II Colégio de Presidente das Subcomissões da Mulher Advogada da OAB Piauí. O evento aconteceu nessa quarta-feira (24), por meio da plataforma Zoom, e foi conduzido pela Presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OAB Piauí, Dalva Fernandes.

Após as palestras da Conselheira Federal da OAB-GO e Autora do projeto #ParidadeJá, Valentina Jungmann, e da Conselheira Federal da OAB-BA e Presidenta Nacional da Comissão Nacional da Mulher Advogada do CFOAB, Daniela Borges, as Advogadas fizeram a leitura da ata do I Colégio e deram início às deliberações. Entre elas, a definição sobre o Edital do e-book “Elas escrevem”, que será lançado no dia 31 de março, e a Conferência Estadual da Mulher Advogada, que tem previsão para ser realizada em agosto, mês da Advocacia.

“Tivemos muitas falas de agradecimento ao trabalho e à energia de sentir a Seccional mais próxima delas, pelo fato de sempre viajarmos até as Subseções, ressaltando também a disponibilidade de serem ajudadas quando enviam suas demandas”, disse Dalva Fernandes.

Presente na Conferência, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, destacou o trabalho realizado pela Comissão e Subcomissões e a importância do evento. “É uma grande satisfação estar presente neste momento de debate com as presidentes das Sucomissões, levantando o papel das mulheres na sociedade e, especialmente, no meio jurídico para garantir o contínuo fortalecimento e valorização da mulher Advogada”, afirma.

Em sua fala, a Vice-Presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício, afirmou que este foi um ano de grandes conquistas para a Advocacia feminina. “Tivemos a aprovação do Projeto de Paridade de Gênero e, agora, discutimos no Colégio de Presidentes a necessidade da solidificação do fortalecimento nas Subseções, para a valorização da Advocacia feminina”.

Sobre os preparativos para a Conferência Estadual da Mulher Advogada, a Ouvidora-Geral da OAB Piauí, Élida Franklin, destaca que a proposta é construir uma conferência com base nas realidades regionais das representantes das Subseções. “Precisamos da união de forças das Advogadas que colaboram com o trabalho da Comissão da Mulher Advogada e da OAB Piauí para construir uma conferência voltada especificamente para a realidade e para a situação geral do nosso estado. Ela não deve ser uma atividade concentrada apenas pela Seccional, mas uma atividade feita em colaboração permanente com as Subseções”, esclarece.

O evento contou com a participação das Presidentes das Subcomissões da Mulher Advogada de Piripiri, Adjanne Jeicielle; Barras, Aparecida Lira; Água Branca, Beatriz Alencar; Valença, Fátima Caetano; Uruçuí, Maiara Messias; Oeiras, Jéssica Caroline; Floriano, Fernanda Siqueira; Parnaíba, Estadma Maria (Presidente interina); da Secretária da Subcomissão de Valença, Kassia Fernanda; da Conselheira Subseccional e Secretária da Subcomissao de Parnaíba, Ariane Fernandes; da Diretora-Tesoureira de Oeiras, Annalice Barroso; e da Ouvidora-Jovem e Conselheira, Luiza Macedo, que secretariou os trabalhos da Conferência.