Homenagens e reconhecimento marcam o Dia da Mulher na OAB-PI: “Precisamos fortalecer a luta pela efetivação dos nossos direitos”

8 de março de 2022 às 20:30h

O Dia Internacional da Mulher, celebrado neste dia 08 de março, foi marcado por homenagens, entrega de carteiras profissionais, conhecimento e muita celebração na OAB Piauí. Ao longo do dia, mulheres advogadas e colaboradores da instituição foram homenageadas, oportunidade em que foram feitas reflexões sobre o papel da mulher na sociedade e da importância da efetivação de direitos para uma sociedade mais justa e igualitária.

“Pensamos num dia especial em que todas as mulheres do Sistema OAB se sentissem acolhidas e prestigiadas. A OAB é uma entidade que preza pelos valores e pela defesa da igualdade de gênero e hoje não podia ser diferente. Precisamos, juntas, fortalecer essa luta pela efetivação dos nossos direitos, pelo combate à violência, seja ela física, verbal ou psicológica, sobretudo pelo protagonismo feminino em nossa sociedade. Queremos mais respeito, mais reconhecimento da competência da mulher em espaços de poder”, reforçou a vice-presidente da OAB Piauí, Daniela Freitas.

CAFÉ DA MANHÃ ESPECIAL

Pela manhã, a iniciativa da OAB Piauí reuniu mulheres advogadas e as colaboradoras em um momento de confraternização para reforçar a importância de cada uma delas para a instituição. Na oportunidade, a funcionária mais antiga da OAB Piauí, Maria das Neves, foi homenageada em nome de todas as colaboradoras.

O dia foi marcado também pelo lançamento do Censo da Mulher Advogada no site da instituição.

CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR DO CENSO DA MULHER ADVOGADA

A Campanha “Continuo mulher, mesmo estando presa”, com o Plantão Especial de Assistência Jurídica para Mulheres foi reativada. A ação foi de iniciativa das Comissões da Mulher Advogada, Assistência Judiciária, de Apoio à Vítima de Violência, Direito das Famílias e Sucessões e Ouvidoria da OAB Piauí.

ENTREGA DE CARTEIRAS PROFISSIONAIS

Vinte e sete novas advogadas receberam a carteira profissional da OAB Piauí durante a programação especial do Dia da Mulher. A solenidade destacou o valor da união entre as mulheres, da ética profissional e da importância do conhecimento. Acesse aqui o álbum de fotos.

“As mulheres que nos tornamos hoje só foi possível graças às mulheres que um dia lutaram pela efetivação dos nossos direitos. Ao longo de gerações, construímos a nossa história e contribuímos para uma nova realidade mais igualitária. Hoje, vocês, jovens advogadas, tem a chance de escrever uma nova história e lutar pela defesa dos direitos da cidadania. É fundamental reforçar a essencialidade do conhecimento para fazer valer nossos direitos na prática e unir forças. Somos muito mais do que números, somos histórias de luta e superação”, ressaltou a secretária-geral adjunta da OAB Piauí, Raylena Alencar.

Na mesma ocasião, ocorreu ainda a entrega dos certificados às alunas da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA Piauí). Confira o álbum de fotos aqui.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Beatriz Sousa, também parabenizou as jovens advogadas. “Estou muito feliz e honrada por fazer parte de uma momento tão único e especial na história da OAB. Na data de hoje, é gratificante ver o início de ciclos na vida de cada uma de vocês. Desejo muito sucesso profissional e coragem para superar todos os desafios da advocacia”, frisou.

PALESTRAS E CONHECIMENTO

“Desafios das mulheres em cargos de liderança”, “Empreendedorismo jurídico feminino” e “Liderança avançada” também integraram o evento.

Os temas foram ministrados pela Conselheira Federal da OAB, Isabela Paranaguá; a presidente da Comissão de Coach Jurídico da OAB Piauí, Ticiane Leão, e a Superintendente de Parcerias e Concessões do Governo do Estado (SUPARC), Viviane Moura.

 

 

 

 

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba