Ex-presidente da OAB-PI, Reginaldo Furtado lança livro sobre Chagas Rodrigues na sede da instituição

7 de dezembro de 2022 às 21:03h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI) e a Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-PI) promoveram na noite desta quarta-feira (07/08), no Auditório da ESA-PI, o lançamento do livro “Chagas Rodrigues e a hidrelétrica da Boa Esperança”.

A obra é de autoria do advogado e ex-presidente da OAB-PI Reginaldo Furtado e conta a história do também advogado, professor, ex-governador e ex-senador Chagas Rodrigues. Nascido no dia 08 de novembro de 1922 e falecido em 07 de fevereiro de 2009, ele completaria 100 anos em 2022.

O presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, falou sobre o orgulho de ter dois grandes nomes da advocacia envolvido nesta obra. “Reginaldo Furtado é uma pessoa que está em outro patamar, tendo ocupado sete mandatos na nossa instituição, três como presidente e seis vezes como Conselheiro Federal. E quanto a Chagas Rodrigues, posso dizer com muita certeza que ele foi um dos grandes políticos do nosso Estado”, pontuou Celso Barros.

O livro traz documentos e fotos inéditas das décadas de 1950 a 1970, que recordam o encontro do presidente dos Estados Unidos John Kennedy e o governador Petrônio Portela, a cassação do próprio Chagas Rodrigues pelo Regime Militar na época da Ditadura, em um compilado da História política do Piauí e do homenageado.

TRABALHO DE PESQUISA E RESGATE HISTÓRICO

O autor do escrito, Reginaldo Furtado, revelou que todos os fatos narrados foram devidamente comprovados por meio de ampla documentação. “Tudo que narro no livro é deveras demonstrado por uma série de documentos. Mostro com fidelidade os principais acontecimentos histórico-políticos de uma época bem conhecida e não menos conturbada”, recordou.

A filha de Chagas Rodrigues, a psicóloga Almira Rodrigues, agradeceu a homenagem ao seu pai e resumiu o conteúdo do livro. “Neste ano, como já foi dito, temos o centenário de nascimento de Chagas Rodrigues. Ele ficaria muito emocionado e gratificado com um importante trabalho de pesquisa e resgate histórico realizado por seu amigo de uma vida inteira. Reginaldo foi seu secretário particular no governo e participou intensamente dos acontecimentos registrados”, contou.

Exemplares foram distribuídos gratuitamente ao final do lançamento, com oferecimento de coquetel e apresentação do professor de História e músico Thyrso Marechal.

Compuseram a mesa o presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto; ex-presidente da OAB-PI, Álvaro Motta; a psicóloga e filha de Chagas Rodrigues, Almira Corrêa Rodrigues; o jornalista e o presidente da Academia Piauiense de Letras Zózimo Tavares.

VEJA IMAGENS