A Casa da Cultura, no dia de hoje (05), Dia da Cultura, realizou a outorga de 10 medalhas a personalidades que apoiam a cultura Piauiense, entre as quais a ex-Presidente da OAB-PI, Fides Angélica, que recebeu a comenda em função dos relevantes serviços prestados à cultura piauiense e brasileira. A Advogada foi agraciada com a “Medalha de Ordem Mérito Cultural”, concedida pelo Conselho Estadual de Cultura do Piauí, presidido pelo Advogado e ex-Presidente da OAB Piauí, Nelson Nery Costa.
Fides Angélica, ex-Presidente da OAB-PI e Presidente da Academia Piauiense de Letras, falou sobre a homenagem.
“O sentimento muito positivo que essa horária me provoca, certamente semelhante ao que acomete cada um dos demais agraciados. Considero que essa homenagem deva ser compartilhada com os acadêmicos cuja atuação resultaram as boas e frutíferas ações desenvolvidas nos eventos que refletiram positivamente no Plano da Cultura, advindo da atuação Academia Piauiense de Letras”, comemorou Fides Angélica.
CONTRIBUIÇÕES À CULTURA PIAUIENSE E BRASILEIRA
Além de sua atuação no Direito, Fides Angélica tem uma vasta trajetória de contribuições à cultura piauiense e brasileira. Fundadora da Escola Nacional da Advocacia Brasileira, ela também foi responsável pela criação da Escola da Advocacia no Piauí, iniciativas que tiveram um grande impacto na formação e no desenvolvimento da cultura jurídica no Brasil.
Atualmente, Fides ocupa a Presidência da Academia Piauiense de Letras, onde ocupa a cadeira de número 40. Sua trajetória acadêmica inclui uma graduação em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), uma licenciatura em Letras, além de especializações em Metodologia do Ensino Superior e um Mestrado em Direito Público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O Advogado Celso Barros Coelho Neto, Presidente da OAB-PI, esteve presente na solenidade e, na oportunidade, destacou os relevantes serviços prestados pela Advogada à cultura.
“A Professora Fides Angélica tem uma vasta contribuição para a cultura piauiense brasileira. Fundou a Escola Nacional da Advocacia Brasileira, que foi uma revolução no meio jurídico cultural do Brasil. E aqui no Piauí também deve-se a ela a criação da nossa Escola da Advocacia. Só esse fato, que é grandioso, já lhe confere a homenagem que hoje lhe fora prestada. Além de inúmeros outros fatos que fizeram com que ela chegasse até esta data sendo reverenciada pelo Conselho Estadual de Cultura”, destacou o Advogado Celso Barros Neto.
UMA TRAJETÓRIA DE RECONHECIMENTO
Fides Angélica é natural de Floriano, no Piauí, e construiu uma carreira notável não apenas como Advogada, mas também como professora e escritora. Durante sua trajetória, foi Procuradora do Estado do Piauí e ocupou o cargo de Conselheira e Presidente da OAB-PI, além de ser professora catedrática na UFPI. Sua atuação transcendeu os limites do Direito, tornando-a uma figura respeitada tanto no meio jurídico quanto no cultural.
A solenidade contou com a presença de membros da Academia Piauiense de Letras, artistas, poetas, intelectuais e outras personalidades que prestigiaram o evento.
OUTRAS HOMENAGENS
Além de Fides Angélica, outras 10 personalidades foram agraciadas com a Medalha de Ordem Mérito Cultural em reconhecimento às suas contribuições à cultura piauiense. A Medalha de Ordem Mérito Cultural é uma das mais altas distinções do Estado, sendo concedida a pessoas e grupos que têm se destacado no desenvolvimento da cultura local e nacional.