“Estudos nas madrugadas e persistência no Exame de Ordem”: conheça a história de superação dos novos Advogados, Waldinar de Sousa e Jesuito Machado

21 de julho de 2023 às 19:27h

Receber a Carteira Profissional de Advogado (a) da OAB-PI é a representação de um sonho para grande parte dos egressos da graduação em Direito. Durante as solenidades de Compromisso é possível perceber a emoção dos novos Advogados e das novas Advogadas ao relembrar a jornada percorrida até receber a sonhada “Carteirinha da OAB”. Dentre tantos exemplos de superação, duas histórias emocionaram os presentes durante a entrega de carteiras realizada nesta sexta-feira (21/07).

O novo Advogado Waldinar de Sousa tem 73 anos, é graduado em matemática e construiu uma longa carreira como professor da rede estadual e municipal de ensino. O tempo não o limitou, já aposentado ele resolveu dar uma nova chance ao sonho de tornar-se Advogado. “Agora eu realizei um sonho, depois de muito tempo formado como matemático, eu resolvi me dedicar ao meu sonho e venci, agora sou Advogado”, contou.

Sobre a sua jornada até a entrega de carteiras, o agora Advogado Waldinar de Sousa lembrou que inspirado no Advogado Joaquim Oliveira, ele se desafiou e encaixou os estudos para a Universidade na sua rotina como professor. “Para seguir esse sonho me inspirei em um grande jurista de Campo Maior, Joaquim Oliveira. Ele foi um nobre e ilustre Advogado. Durante o curso eu estava trabalhando de manhã, de tarde cuidando da aula, e a noite estudava de 3h até 6h da manhã. Eu fiz cinco ou seis vezes o Exame de Ordem, formei em 2011 e continuei trabalhando, por isso demorei a prestar o Exame”, comentou.

DE ENTREGADOR A ADVOGADO

Outra história que se destaca é a do Advogado Jesuito Machado de Almeida. Ele ficou órfão de pai aos oito anos e de mãe aos 12, viu os irmãos se envolverem com o mundo do crime, e teve que, por muitas vezes, deixar de estudar para trabalhar. Só agora, anos depois, conseguiu realizar o sonho de ingressar na advocacia.

“Infelizmente, durante muitos anos, eu estudava um ano e parava dois até que consegui terminar o meu ensino médio. Então, decidi entrar para a faculdade de Direito, com muita luta, consegui um financiamento, uma bolsa estudantil, porque não tinha condição de pagar a mensalidade por inteiro”, comentou o agora Advogado.

Do curso de Direito até a aprovação no Exame de Ordem, Jesuito enfrentou diversos desafios como a rotina cansativa de trabalho como entregador de aplicativos e os estudos. “No decorrer do curso de Direito eu cheguei a adoecer, tive uma infecção generalizada, por pouco eu não morri, recuperei-me, consegui o terminar curso. Tentei estudar para o Exame de Ordem e tive que conciliar 12 horas de trabalho durante o dia e os estudos durante as madrugadas. Para passar no Exame, eu fiz duas provas, só na segunda vez eu consegui ser aprovado”, lembrou emocionado o jovem Advogado.