“Estudioso, humanista e justo”: OAB-PI homenageia Advogado Wilson de Andrade Brandão, na data em que completaria 100 anos

14 de outubro de 2022 às 8:46h

Wilson de Andrade Brandão nasceu em 14 de outubro de 1922, em Pedro II. A graduação em Direito veio cedo, aos 24 anos, na Faculdade Federal de Direito do Piauí, no mesmo lugar em que tempos depois ele se tornaria professor. O amor à profissão que escolheu sobreviveu ao tempo e permaneceu com ele até o fim. Na data em que seria o seu centenário, muitas histórias poderiam ser contadas neste espaço, mas prevalece a lembrança de um estudioso, à frente da sua época e com o dom da liderança. Em sua homenagem, a OAB Piauí destaca os principais feitos do advogado.

Celso Barros Coelho, ex-presidente da OAB Piauí, com 100 anos de idade afirma que: “Wilson era meu dileto amigo, no magistério, na Advocacia e na Academia de Letras, sempre nos encontramos. Tenho um artigo reverenciando a figura ímpar de Wilson, quando disse: Wilson Brandão, em sua trajetória intelectual, traduzida no que ensinou na Cátedra e no que escreveu em seus livros, fez sempre a aliança entre a razão e a vida, justamente para dar a esta o equilíbrio sem a quebra que os sentimentos e as paixões muitas vezes provocam. Embora sujeito, como todos nós, aos impulsos da paixão ou do instinto por um irremovível imperativo da natureza, soube, no entanto, discipliná-los pelo uso da razão como sistema de conduta”.

O deputado Wilson Nunes Brandão, filho do homenageado, sintetiza com alegria os feitos do pai. “Ele viveu a advocacia com muita intensidade aqui em Teresina. Era considerado um dos advogados mais renomados do Piauí, juntamente com o professor Celso Barros Coelho. Foi um civilista que durante muitos anos era o escolhido da sociedade piauiense para as grandes causas e para as grandes questões do Piauí. Por isso, eu tenho meu pai como uma grande referência na minha vida”, destacou Wilson Brandão.

VIDA DEDICADA AOS ESTUDOS

Wilson Brandão foi membro do Instituto dos Advogados do Piauí, integrou também os quadros da Academia Piauiense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí. Escreveu livros não só no campo jurídico, mas em outras áreas do conhecimento, como Filosofia, Sociologia, História e Literatura.

Conhecido e respeitado como um grande humanista e civilista, escreveu obras como “Divórcio e Separação Judicial”, “Lesão e Contrato no Direito Brasileiro”, “História da Independência no Piauí”, entre outros.

“Meus pais são professores. Então, eu cresci vendo meu pai no seu escritório lendo, estudando ou escrevendo. Escrevendo livros, artigos e textos para os jornais de circulação. Ele foi um homem equilibrado, voltado ao diálogo. Buscava ser justo em tudo o que fazia e buscou sempre transmitir seus conhecimentos”, pontuou Wilson Brandão.

ATUAÇÃO POLÍTICA

A atuação política de Wilson Brandão foi expressiva. Eleito deputado estadual em 1965 pelo ARENA, exerceu o mandato por seis legislaturas consecutivas, ocupando o cargo de líder do Governo. Ele foi secretário de Cultura no primeiro governo Alberto Silva, cargo que ocupou também no governo Lucídio Portela.

“Meu pai era um cidadão completo, equilibrado nas ações, calculista em tudo que fazia. Pensava em tudo antes de tomar alguma decisão como parlamentar durante todo o tempo que legislou”, afirma Wilson Brandão.

O homenageado foi durante toda a sua carreira política muito requisitado para trabalhar em Projetos de Lei, participou da Constituinte de 1988 e deu sua contribuição como jurista na Comissão de Justiça.

LEGADO

Até hoje, os seus feitos fez permanecerem vivas as lembranças do professor Wilson Brandão, aquele que pelo exemplo ou pelas ações, trabalhava na defesa da educação. “Ele sempre buscou transmitir para os filhos a necessidade de termos educação. A educação nos coloca em um lugar de destaque na sociedade. Somos muito gratos a tudo, principalmente aos ensinamentos que ele nos passou”, finalizou Wilson Brandão.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba