Estudantes realizam a 2• fase do XXXV Exame de Ordem Unificado em quatro cidades do Piauí

28 de agosto de 2022 às 19:32h

Neste domingo (28/08), mais de 1400 estudantes realizaram a 2ª fase do XXXV Exame de Ordem Unificado (EOU) em todo o Piauí. O Exame é organizado pelo Conselho Federal da OAB (CFOAB), por meio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em todo o país, simultaneamente.

Tanto na capital quanto no interior, as Comissões de Estágio e Exame de Ordem e o Conselho Estadual da Jovem Advocacia (CEJA), acompanharam a aplicação do certame.

Em Teresina, as provas foram aplicadas no Centro Universitário Santo Agostinho (Sede e anexo). Em Picos, no Instituto Monsenhor Hipólito. Já em Floriano, os candidatos realizaram a prova no Polo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). No município de Parnaíba, as provas foram aplicadas na Faculdade Maurício de Nassau.

Celso Barros, Coordenador Nacional do Exame de Ordem e presidente da OAB Piauí, monitorou a aplicação nas Seccionais de todo o Brasil.

O secretário-geral da Comissão de Estágio e Exame da Ordem, Pedro Marcelo, participou da aplicação da prova em Teresina. “O apoio que a OAB traz para os alunos é de extrema importância. Recentemente estive no lugar deles, sei como essa atitude influencia de forma positiva na hora de fazer última fase”, ressaltou.

CONHEÇA A HISTÓRIA DOS CANDIDATOS

A OAB Piauí se deparou com histórias marcantes durante a entrada dos candidatos nos locais de prova, a exemplo do candidato Carlos Dias, de 67 anos. Ele é servidor público e aposentado e contou que o Direito é a sua paixão desde a infância. “Acredito na renovação humana. Sou servidor público há muitos anos e não quero ter que ficar sentado numa cadeira a minha vida toda. Nos meus tempos livres me dediquei aos estudos, consegui passar na primeira fase e agora estou confiante que passarei na segunda. Nunca é tarde para o homem buscar seus sonhos”, disse ele com os olhos cheios de água.

Já a candidata Kassandra Amorim, é professora de matemática e conta a experiência de realizar a prova pela primeira vez. “Confesso que estou com medo, mas me sinto preparada. Meu sonho é receber a minha carteira da OAB e voltar para as salas de aula como professora na área. Acredito que irei realizar e conquistar a minha tão sonhada profissão”, disse.

DIRETRIZES DO EXAME DE ORDEM

Na segunda etapa do certame, o candidato deve optar por uma das áreas do Direito no ato da inscrição e deverá responder questões discursivas e preparar uma peça profissional.

A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como Advogado (a). O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que esteja pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.

Estiveram presentes na aplicação em Teresina: a Conselheira Seccional da OAB-PI, Raíssa Mota; o presidente da Comissão de Direito Militar da OAB-PI, Rômulo Moura; o membro da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Lucas Lira; dentre outros representantes da Seccional Piauí.