Entidades solicitam apoio em reunião na presidência da OAB Piauí

16 de dezembro de 2019 às 18:59h

Nesta terça-feira (16), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDDPD) da OAB Piauí, reuniu-se com o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, e entidades que atuam em prol das pessoas com deficiência. Na ocasião, foi solicitado o apoio da OAB para a realização de reunião com a Secretaria de Fazenda do Estado com o objetivo de tratar dos benefícios na concessão de automóveis para pessoas com deficiência.

“A Comissão está de parabéns por essa relevante atuação em defesa das pessoas com deficiência. Neste ano, as ações foram interiorizadas e isso mostra o compromisso do Presidente, Joaquim Santana, e de todos os membros em levar a defesa dos direitos, de fato, aos que mais precisam. A OAB segue comprometida com essa causa”, destacou o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto.

Durante a reunião foram avaliadas as ações da CDDPD e a atuação da OAB em prol da inclusão e acessibilidade na Capital.

“A nossa avaliação é que esse ano de 2019 foi positivo. Estamos felizes e sempre à disposição para trabalhar em prol do direito das pessoas com deficiência. Conseguimos realizar grandes trabalhos e cumprimos as nossas metas. Consideramos como a mais importante a questão da acessibilidade nos terminais de ônibus. Além disso, encaminhamos com a STRANS para que haja plataformas mais seguras, assim como, os sinais sonoros nas vias da Capital. A OAB segue cumprindo o seu papel com a sociedade”, avaliou o Presidente da CDDPD, Joaquim Santana.

Segundo o membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Antenilton Marques, a reunião foi um momento de agradecer e fortalecer as parcerias entre as instituições. “Agradecemos o trabalho desenvolvido em conjunto e a parceria entre o Conselho e a OAB. Sabemos da relevância da OAB e, por isso, solicitamos uma audiência com o Secretário de Fazenda a fim de esteja em pauta o valor dos carros com isenção de ICMS para as pessoas com deficiência”, esclareceu.

“Já temos há muito tempo essa parceria com a OAB Piauí e sentimos uma segurança nessa ajuda recíproca. Nossas atuações ao longo de 2019, por sinais sonoros e por acessibilidade, foram de grande impacto, intervindo junto a Strans, as SDUs e a Secretaria de Planejamento. Tudo em busca do respeito e da inclusão. Agradecemos muito toda essa colaboração”, agradeceu a Secretária do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), Deuzelena Andrade.

Também participaram da reunião o Presidente da Fundação de Apoio as Entidades Dos Cegos do Piauí (Facep), Janilton Marques.