Em visita à Corregedoria do TJ-PI, representantes da OAB-PI e APLJ apresentam sugestões e solicitam melhorias para a advocacia

8 de março de 2023 às 16:02h

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, juntamente com a Academia Piauiense de Letras Jurídicas (APLJ), estiveram reunidos na Corregedoria do Tribunal de Justiça para tratar sobre a acessibilidade e celeridade no Judiciário piauiense. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (08/03).

O presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, explicou o motivo da reunião. “Tratamos sobre a prestação Jurisdicional do Estado do Piauí, de Teresina e nas comarcas. Estamos aqui em busca de melhorias para a advocacia. Apresentamos algumas sugestões e vamos manter o diálogo em busca de sanar essas problemáticas”, pontuou.

A Presidente da Academia de Letras Judiciarias, Fides Angélica, opinou que a OAB-PI e a Corregedoria são o coração da Justiça. “Ambas têm toda uma visão e uma coordenação dos trabalhos judiciários. Muito depende da qualidade da Justiça. Elas que fiscalizam, orientam, verificam o que tem e o que precisa ser melhorado, o que precisa ser desenvolvido. Há todo um trabalho pela frente, que nós esperamos e temos certeza de que será um trabalho muito produtivo para nossa Justiça e para a cidadania”, mencionou.

MAIS CELERIDADE

Na oportunidade Thiago Brandim, Presidente da Comissão de Relação com o Poder Judiciário, afirmou que a visita foi para tratar com o corregedor sobre os mecanismos que tornam a Justiça mais acessível e célere. “O desembargador apresentou as ações colocadas em curso nesses dois meses de gestão, com vistas a trazer mais celeridade e dinamismo, inclusive com um melhor acompanhamento da produtividade dos juízes na gestão de suas unidades judiciárias, mediante o DataCor, que possibilita a análise em tempo real das tarefas pendentes de cada juízo. Na espécie, a OAB reforçou a necessidade da presença dos juízes nas unidades”, ressaltou.

Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio José Passos Galvão, é fundamental ampliar o diálogo com a classe advocatícia e as instituições. “A Corregedoria-Geral da Justiça está aberta a todas as instituições porque entendemos que é na construção conjunta que nosso trabalho se aprimora. É importante ouvir as demandas dos advogados e hoje apresentamos também alguns projetos criados pela Corregedoria para aprimorar toda a prestação jurisdicional de 1º grau”, destacou.

Estiveram presentes: Desembargador Olímpio José Passos Galvão – Corregedor-geral da Justiça; Nubia Cordeiro – Secretária da Corregedoria; José Vidal de Freitas Filho e Thiago Brandão de Almeida – juízes auxiliares da Corregedoria.

 

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba