Em solenidade de compromisso na OAB-PI, advogado discursa sobre a construção de um mundo mais justo

8 de fevereiro de 2023 às 15:22h

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, realizou nesta terça-feira (06/01) a solenidade de compromisso dos novos Advogados e Advogadas do Piauí. A cerimônia contou com a presença de representantes da diretoria da Ordem, das Comissões Temáticas, de amigos e de familiares.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, que parabenizou os novos integrantes da Advocacia. “Hoje é o marco inicial de uma longa trajetória. Tenham uma trajetória de muito sucesso, usufruam da estrutura que a OAB Piauí coloca a disposição de vocês em todo e estado e invistam em qualificação”, destacou o advogado.

A Advogada Sebastiana Ribeiro proferiu o juramento e o Advogado Pedro Rodrigues foi o orador que representou os Jovens Advogados do Piauí.

Confira o discurso de Pedro Rodrigues na íntegra:

“Quero agradecer inicialmente pela realização desta solenidade tão simbólica em nossas vidas ao presidente da OAB Seccional Piauí, presidente Celso Barros Coelho Neto, através de quem saúdo toda a mesa de honra.

Os bons ventos das realizações da sua gestão também nos trouxeram até aqui, pois é viva a palavra quando são as obras que falam. E a OAB tem animado tantos quantos mais jovens piauienses a alargarem as fileiras da Jovem Advocacia.

Hoje, me encontro numa felicidade incontida por representar todos os meus pares, Advogados. Aqui nos encontramos Doutores por excelência, assim distintos há quase 200 

anos por Lei Imperial instituída pelo Imperador Dom Pedro I a 11 de agosto de 1827.

O mundo de lá pra cá atravessou e atravessa transformações sociais, culturais e políticas. Na Nova República, na Carta Magna de 1988, a Constituição Cidadã, “o advogado é indispensável à administração da Justiça”, garante o seu artigo 133.

O mundo pode ter sido em algum momento bem organizado juridicamente. Este mundo, Heráclito Sobral Pinto, um dos maiores juristas brasileiros, diz ter conhecido. Acredito que, de tempos em tempos, seja imprescindível a desorganização social e jurídica para que a figura do Advogado resplandeça e paire sob qualquer faísca de caos.

Historiadores asseveram que Moisés e Jesus Cristo foram com seus exemplos de liderança, com suas vidas a toda prova, os primeiros Advogados da humanidade. Seus exemplos de humildade, paciência e conciliação pelo convencimento libertaram seus povos de todo infortúnio que o destino os reservara.

Cito os maiores como bem poderia citar Demóstenes, Péricles, Isócrates, Rui Barbosa. Que as boas tradições dos seus exemplos possam nos guiar e nos respaldar.

Que a nossa persuasão se sirva bem do caráter para a construção de um mundo mais justo em meio a tantas injustiças vis que adoecem até os mais fortes e mais honestos. Que os revezes nas lides das causas não nos esmoreçam, não nos abatam, nem nos causem tentação para a desistência. Que redobremos o gás, as forças, a fé, para o bom combate.

Mais uma vez e para lembrar Sobral Pinto “a advocacia não é profissão para covardes”. A injustiça bem sabemos, graça em toda parte, e a balança será equilibrada com a Justiça necessária se entendermos que o dever de nossas responsabilidades estiverem acima de quaisquer objetivos.

É ter a certeza de quando alguém se vir injustiçado, estaremos ali com a razão que flameja nossos corações e dá sentido às nossas vidas, para reparar a desigualdade, a arbitrariedade, a ilegalidade, o desrespeito, a iniquidade. Trabalhemos pois com afinco, através da palavra e do raciocínio pelo argumento e pelo convencimento, para erigir um mundo mais organizado juridicamente, conscienciosos e vigilantes de que os três poderes da nossa República (executivo, legislativo e judiciário) funcionem livremente respeitando-os mutuamente.

Justiça nós faremos, caros colegas, quando dissermos a verdade e calarmos a mentira. Nos ensinou São Tomás de Aquino que “não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é negá-la”. Justiça nós faremos quando findarmos com todo e qualquer abuso. Justiça nós faremos quando deparados com a corrupção não nos resignarmos e seguirmos além da conformação que apequena o espírito. Justiça, por fim, nós faremos, quando devolvermos o direito usurpado aos que não tinham mais o recurso da esperança nem da fé.

Vocare é o termo em latim designado para vocação, que traduz-se em nossa língua para chamado. É atender ao chamado. Chegamos até aqui para atender a um chamado e instantaneamente me chegam estas palavras as quais evoco (abro aspas): “A mudança do mundo não virá se esperarmos por outra pessoa ou outros tempos. Nós somos aqueles por quem estávamos esperando. Nós somos a mudança que procuramos”.

No Piauí de Esperança Garcia, de Evandro Lins e Silva, de Petrônio Portella, de Celso Barros Coelho, nós não podemos nos contentar com a mediocridade do irrisório, do meio termo, do mediano. Tomando emprestado os versos de Fernando Pessoa, “Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes”.

Sejamos o que estamos predestinados a ser. E mesmo que, diante do impasse, tivermos que optar pelo direito e pela Justiça, que lutemos pela Justiça. Que nos apaixonemos não somente pelas nossas carreiras, mas pelos nosso princípios. Alcançando os nossos princípios estaremos alcançando um fim.

Não façamos das nossas carteiras de advogados meros adereços empoeirados esquecidos numa gaveta num canto da casa. A realidade, meus caríssimos colegas, tenho a função de lembrá-los, é que lá fora, a sociedade nos cobrará intensamente e a vida vai nos levar a nocaute em alguns embates. Mas não se trata de quantas vezes seremos derrubados pela vida, e sim de quantas mais vezes estaremos dispostos a nos levantar e enfrentá-la. Quantos brilhantes advogados não fecharam seu primeiro escritório, perderam clientes e precisaram estabelecer parcerias profissionais? Nós não seremos os primeiros nem os últimos.

O futuro tem muitos nomes, meus colegas advogados, disse o escritor universal Victor Hugo. O futuro para os fracos é inalcançável. Para os temerosos, o desconhecido. Para os valentes, a oportunidade. Tenho a firme certeza de que venceremos.

E aqui estamos hoje, na morada profissional de todos nós, a Ordem dos Advogados do Brasil, munidos de nossas prerrogativas de guardiões dos mais caros valores da sociedade.

Aos nossos mestres, professores, bussolas nas incertezas, e aos nossos pais, porto ao regresso de nossas defesas, a todos vocês, todo o nosso carinho, admiração e afeto.

Doutores, não se apequenem ante os desafios, cultivem o espírito combativo. Somos os novos advogados do Piauí e do Brasil.

Parabéns!”

Pedro Martins Veloso Rodrigues.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba