Educação: OAB Piauí encaminha ofício as Instituições de Ensino Superior e cartilha com orientações frente à pandemia de Covid-19

3 de junho de 2020 às 14:10h

A OAB Piauí, por meio da Comissão do Advogado Professor, da Comissão de Ensino Jurídico e da Câmara de Mediação (CMA), está enviando Ofício para as Instituições de Ensino Superior de Teresina com o intuito de sanar as eventuais dificuldades de negociação das instituições. Na oportunidade, também está sendo distribuída uma cartilha que apresenta dicas sobre como aproveitar os tempos de quarentena e adquirir novas habilidades docentes.

Além disso, por meio do Ofício, a instituição recomenda que as faculdades não realizem suspensões ou demissões de profissionais do ensino superior e propõe que essas instituições busquem a Câmara de Mediação para solucionar eventuais dificuldades trabalhistas, assim como para negociar a inadimplência perante alunos e fornecedores.

O Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, destacou que a Ordem vem acompanhado o diálogo sobre mensalidades escolares e sustentabilidade financeira. “Como instituição que se dedica a preservar os direitos e garantias fundamentais de professores, alunos e estabelecimentos de ensino, voltamos esforços nesses tempos de instabilidade jurídica e social para mediar soluções que não prejudique nenhuma das partes”, explicou.

O Presidente da CMA, Leandro Lages, reforça o compromisso que OAB Piauí tem com as Instituições de Ensino Superior (IES). “Estamos buscando estabelecer, por meio da Câmara de Mediação, um canal para a melhor resolução desta demanda”, ressaltou.

“Nós da Comissão de Educação Jurídica sabemos de todos os obstáculos que os alunos e professores estão submetidos nesse momento e o apoio da OAB Piauí, em especial da Comissão de Educação Jurídica, é essencial para superarmos as dificuldades, bem como evitarmos maiores prejuízos à educação jurídica piauiense. Desejamos que, com essa Cartilha, possamos sensibilizar todos os atores sociais que fazem e buscam a excelência no trato com o conhecimento jurídico, disse o Presidente da Comissão e Conselheiro Federal da OAB, Thiago Carcará.

A Presidente da Comissão do Advogado Professor, Patrícia Caldas, reforçou que “a Cartilha servirá como um guia de orientações gerais, contendo informações relevantes sobre saúde mental e práticas docentes para desenvolver, de forma equilibrada e produtiva, o papel profissional de docente em ambientes virtuais”, disse.

A Cartilha, elaborada pela OAB Piauí, está sendo encaminhado em anexo e será divulgada à comunidade acadêmica em geral com o objetivo de alertar para as dificuldades econômicas, trabalhistas, sanitárias e psicológicas que o momento impõe.

Clique aqui para ter acesso a Cartilha.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba