Conselho Pleno da OAB-PI elege Conselheiro Federal e aprova criação da Medalha Esperança Garcia

26 de maio de 2023 às 16:39h

O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, composto por Conselheiros eleitos (a) e Membros Honorários Vitalícios, deliberou sobre pautas de interesse da classe, na Sessão Ordinária realizada na noite desta quinta-feira (25).

Dentre os temas debatidos, ocorreu a aprovação do Advogado Antônio Augusto Pires Brandão, então Conselheiro Seccional Suplente, para o cargo de Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. O nome foi eleito por aclamação para o preenchimento do cargo.

“Este dia ficará para sempre em minha memória como um dos dias mais felizes da minha trajetória profissional. Representar a OAB no âmbito federal, além de uma das maiores honras possíveis para um advogado de nosso Estado, pois apenas 43 piauienses conseguiram fazê-lo, é também uma responsabilidade muito grande”, disse Antônio Augusto.

O Conselheiro assume o cargo regimental renunciado por Einstein Sepúlveda, o Vice-Presidente da Comissão Nacional de Acesso à Justiça do Conselho Federal e Presidente da Comissão Estadual de Defesa e Valorização dos Honorários Advocatícios.

“Agradeço a todos os amigos conselheiros e diretores da OAB-PI que depositaram confiança no nosso nome e me honraram com seus votos. Deixo o Conselho Seccional com a sensação de dever cumprido e com o coração apertado por ter feito grandes amizades que guardarei por toda minha existência. Agradeço também ao meu amigo Einstein que honrosamente despediu-se da missão para cuidar de projetos pessoais. Sou grato por tanto, meus amigos. Estarei sempre à disposição de todos para servir”, agradeceu.

HONRA AO MÉRITO

O Conselho Pleno aprovou ainda a criação da Medalha de Honra ao Mérito Esperança Garcia. “A honraria deverá ser concedida anual e exclusivamente a uma personalidade indicada pela Direção da Subseção de Oeiras, cidade natal da nossa primeira Advogada do Brasil, todo dia 15 de dezembro”, explicou Celso Barros Coelho Neto.

A proposta foi formulada e teve sustentação oral do Presidente e da Vice-presidente da Subseção de Oeiras, Fidelman Fontes e Evailza Rêgo, respectivamente. “Um ato de engrandecimento da nossa cultura e da Advocacia. Uma honra para nós poder homenagear personalidades que lutam pelos direitos humanos e pela igualdade de gênero e raça”, destacou Fidelman Fontes.

BENEFÍCIOS PARA A JOVEM ADVOCACIA

O regimento interno da Escola Superior da Advocacia (ESA-PI) teve alteração aprovada pelo Conselho Pleno da OAB. O objetivo é proporcionar oportunidade de trabalho, experiências profissionais e qualificação para a Jovem Advocacia.

“A nova formatação visa privilegiar a jovem Advocacia e a Advocacia do interior. Iremos descentralizar ainda mais a nossa gestão”, pontuou o Diretor-geral da ESA-PI, Thiago Carcará.

RELATORIA DO TRIBUNAL DE ÉTICA

A Advogada Samea Beatriz Bezerra de Sá se tornou a nova Relatora do Tribunal de ética e Disciplina (TED). O nome da profissional de Ordem foi analisado e aprovado pelo Conselho Pleno da OAB-PI.

O Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Piauí é o órgão julgador dos processos disciplinares referentes aos atos praticados por advogados e estagiários no território estadual, sejam ou não inscritos no Conselho Seccional ou nas Subseções locais.

CONFIRA IMAGENS