Conselho da OAB aprova mudança no nome do Clube da Advocacia: “Linguagem inclusiva de gênero”

25 de fevereiro de 2023 às 9:59h

O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI) aprovou na quinta-feira (24) a mudança do nome do Clube dos Advogados para Clube da Advocacia. Também serão abrangidas mudanças nas nomenclaturas dos estabelecimentos de Picos, Floriano e da Pousada Praia da Advocacia. A proposta foi aprovada por aclamação.

A demanda foi proposta ao Conselho Pleno da Advocacia pela vice-presidente da CAAPI, Dalva Fernandes. A advogada argumentou aos demais participantes sobre a necessidade do uso de uma linguagem inclusiva. A matéria também contou com o voto favorável do relator Astrobaldo Ferreira.

Para a vice-presidenta, a ferramenta não só colabora para a inclusão, como também deixa claro para todas as pessoas que o ambiente de trabalho reconhece e valoriza todas as existências, e as apoia.

“Usar a linguagem inclusiva evita o apagamento feminino em nossos diversos espaços. Como membros OAB-PI e, portanto, exemplo a ser seguido por outros seguimentos de nossa cidade e estado, devemos usar uma linguagem que enxerga, reconhece a acolhe a presença desta parcela tão importante para o nosso ofício, para a construção deste Conselho e da nossa Ordem como um todo”, frisou Dalva Fernandes.