Conselheira Federal piauiense representa OAB-PI em Brasília em eventos internacionais sobre Liberdade Religiosa

14 de agosto de 2023 às 12:34h

O Dia da Advocacia, 11 de agosto, no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), em Brasília, foi comemorado com um evento que teve como cerne o “Papel da Advocacia na Promoção da Liberdade Religiosa”. A Advogada piauiense, Jamylle Leite, Vice-Presidente da Comissão Especial de Liberdade Religiosa do Conselho Federal da OAB, Presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB-PI e Conselheira Federal da OAB, representou a Seccional no evento e também no II Simpósio Brasileiro de Liberdade Religiosa, que aconteceu entre os dias 8 e 10 de agosto.

“Gratidão ao Presidente Celso e ao amigo Marcus Nogueira pelo apoio! Estamos felizes em poder comemorar o Dia do Advogado levando para o seio do CFOAB discussão tão importante e que é congenial ao homem, na lição de Ruy Barbosa. Parabéns a todos pelo nosso dia”, frisou a Advogada Jamylle Leite.

O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e o Presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, participaram do evento sobre no Conselho Federal. Na oportunidade, o Governador Ibaneis, que também é Advogado, ressaltou a importância do evento para a sociedade. Ibaneis relembrou ainda episódios de intolerância religiosa ocorridos no Distrito Federal no passado.

“Para mim, é um orgulho muito grande estar aqui no Dia do Advogado, dia 11 de agosto, dentro do Conselho Federal da Ordem, um local onde dediquei vários anos da minha vida. E essa questão da liberdade religiosa, a gente sempre valoriza muito. Nós sabemos dos grandes problemas que nós já tivemos, inclusive aqui no Distrito Federal, onde tivemos imagens quebradas, onde tivemos templos queimados. E, graças a Deus, nós ultrapassamos todos esses momentos e hoje a gente vive uma paz religiosa no Distrito Federal”, destacou Ibaneis Rocha.

Durante o evento, o Governador do Distrito Federal foi homenageado pela Comissão Nacional de Liberdade Religiosa do CFOAB, através do Presidente Valdetário Monteiro. “A Comissão resolveu prestar essa homenagem para alguém que cuida de forma eficiente de mais de 130 embaixadas que tratam de religiões diferentes, pensamentos diferentes e convivem democraticamente em Brasília”, frisou Monteiro.

SIMPÓSIO LIBERDADE RELIGIOSA

O Simpósio promoveu a Liberdade de Religião e de Crença e foi realizado pela Brigham Young University (EUA), em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião, sediado na Universidade Federal de Uberlândia – CEDIRE/UFU. A Advogada piauiense palestrou sobre “A Liberdade de Religião ou Crença e desenvolvimento humano: perspectivas da Advocacia”.

“O ápice da laicidade brasileira adveio com a promulgação da Constituição Federal de 1988. No Brasil, cerca de 80% da população professa algum credo, o que demonstra a importância do fenômeno religioso para a sociedade brasileira. A laicidade colaborativa brasileira é um modelo para o mundo e os Advogados tiveram um importante papel na sua construção,” complementou Jamylle Leite.