Conselheira Federal da OAB-PI é a primeira mulher a assumir a presidência da Comissão Especial do Tribunal do Júri do CFOAB

27 de abril de 2022 às 8:27h

A advogada piauiense e conselheira federal da OAB, Élida Fabrícia, foi nomeada pelo presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, como presidente da recém-criada Comissão Especial do Tribunal de Júri do Conselho Federal da OAB.

Destaca-se como mulher, nordestina e piauiense a ocupar a presidência de relevante Comissão. Ela ressalta o desafio que está em suas mãos. “Ocupar esse cargo é uma missão que tenho a honra de cumprir. O Tribunal do Júri é um espaço tradicionalmente ocupado por homens, o que torna tudo ainda mais significativo”, afirmou.

A Comissão Especial do Tribunal do Júri exerce uma importante missão perante a sociedade. “O Júri tem sido atacado de diversas maneiras quando questionado sobre sua eficácia. Ele compõe um mecanismo louvável, mas aqui no Brasil é cada vez mais fragilizado. Nessa Comissão temos a possibilidade de acompanhar diretamente as alterações que estão sendo realizadas através da reforma do Código do Processo Penal e que atingem diretamente o instituto do Tribunal de Júri”, pontuou a presidente.

SAIBA MAIS SOBRE ÉLIDA FABRÍCIA OLIVEIRA MACHADO FRANKLIN

Secretária-geral adjunta e corregedora-geral da OABPI (2016-2018); conselheira seccional e ouvidora-geral da OABPI (2019-2021); membra e secretária-geral da Comissão Nacional da Advocacia Estatal do CFOAB (2016-2021); atual conselheira federal da OAB, presidente da Comissão Nacional do Tribunal do Júri do CFOAB e membra titular do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados – FIDA.