Conheça a história da advogada Daniela Freitas, a nova vice-presidente da OAB Piauí

15 de janeiro de 2022 às 14:29h

A advogada criminalista Daniela Freitas tomou posse, nesta sexta-feira (14/01), como vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí. Foi eleita democraticamente para integrar a diretoria da entidade e representar a advocacia piauiense pelos próximos três anos (2022/2024).

Sua paixão pelo Direito iniciou ainda na infância. Filha de advogada, Daniela Freitas conta que tinha na figura materna uma inspiração, por meio da postura e da atuação profissional da mãe, Geloesse Gomes Correia Freitas, que também foi procuradora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

“Minha mãe sempre me inspirou para ser advogada e professora. Além de advogada, eu também sou professora, licenciada em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí. Tenho mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco. Iniciei no ensino jurídico e fui me apaixonando cada vez mais pelo Direito, por isso eu resolvi advogar. Ainda na escola, quando eu estava no ensino médio, eu já tinha o interesse em estudar e fazer o curso de Direito”, relata Daniela Freitas.

A nova vice-presidente da OAB Piauí atua fortemente na área do Direito Criminal, seara onde mulheres advogadas ainda encontram barreiras na atuação profissional. “A advocacia criminal é bem trabalhosa e peculiar. Você precisa e deve se impor para garantir um bom exercício profissional. Por isso resolvi ingressar na política da Ordem, em razão da representatividade para muitos jovens e mulheres advogadas que queriam ingressar na advocacia criminal e que tinham em mim uma referência”, destaca.

Daniela Freitas agora tem um novo desafio em sua vida: estar à frente da OAB Piauí e contribuir com as ações institucionais em prol da advocacia, sobretudo da sociedade. “Recebi essa missão e irei honrar com toda a minha dedicação e esforço. O meu objetivo é aproximar a sociedade da OAB, por meio das Comissões Temáticas e também fazer com que a sociedade volte a acreditar na OAB, enquanto sua guardiã, porque aqui é a casa da cidadania”, conta.

Trabalhar para proporcionar à advocacia mais dignidade no pleno exercício profissional para garantir a defesa dos direitos de seus constituintes é um dos sonhos e objetivos da atual vice-presidente da OAB Piauí. “Meu sonho é devolver a dignidade à advocacia. É termos uma advocacia que não tenha prerrogativas violadas, que seja uma gestão inclusiva e que possa cumprir com todos os nossos planejamentos e propostas de campanha. Esse é o meu sonho para que tenhamos uma gestão muito próspera”.

Para a jovem advocacia, Daniela reforça o valor da dedicação. “Não desistam. O início é sempre difícil. A advocacia não é para covardes, já dizia Sobral Pinto. Portanto, vejam na OAB um entidade que vai lutar ainda mais pelo fortalecimento da nossa profissão”, finalizou.