OAB-PI

Comissões Temáticas da OAB Piauí participam de audiência pública em São João do Arraial para ouvir reivindicações das quebradeiras de coco

Comissões Temáticas da OAB Piauí participam de audiência pública em São João do Arraial para ouvir reivindicações das quebradeiras de coco

22 de março de 2025

Na sexta-feira (21/03), representantes de Comissões Temáticas da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), participaram de uma audiência pública realizada no município de São João do Arraial (PI) com o objetivo de debater a Lei Babaçu Livre, que visa garantir a proteção das quebradeiras de coco e o acesso sustentável aos babaçuais.

Durante o evento, a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB-PI, Jéssica Lima, integrou uma mesa de escuta qualificada representando a OAB, composta por representantes de diversos órgãos e instituições, para ouvir as demandas e reivindicações das quebradeiras de coco da região. Na oportunidade, os representantes assinaram uma carta de compromisso com a defesa dos babaçuais.

“Nós estamos aqui como OAB, pela primeira recebendo um convite e a confiança de fazer uma escuta ativa. Nós, protetores e protetoras de direitos humanos, temos a obrigação de, a partir de agora, dissipar essas denúncias e fazer com que elas não sejam engavetadas”, ressaltou Jéssica Lima.

A participação ativa da OAB-PI na audiência reflete o compromisso da Seccional com a pauta e com a promoção da justiça social e na busca por soluções, proporcionando um espaço para que as vozes dessas trabalhadoras sejam ouvidas e respeitadas.

Destacamos o compromisso da Subsecção de Esperantina de se fazer parceria e presente nessa iniciativa por meio da Comissão de Direitos Humanos.

PRESENTES

Participaram do evento o presidente da Comissão Especial de Igualdade Racial, advogado Saullo Lopes Amorim Alves da Silva; a presidente da Comissão de Apoio à Vítima de Violência, advogada Ravena Mendes da Silva; a vice-presidente da Comissão Especial de Igualdade Racial, advogada Yaponyra Aglaia Rodrigues de Araújo; a secretária-geral da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, advogada Rosemary Mendes Farias; a presidente da Comissão Sub-Seccional de Defesa dos Direitos Humanos, advogada Tarciana Carvalho; e as advogadas Ingrid Moura Correia e Ana Lucia, membros da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos.