Na última sexta-feira (07/02), representantes de comissões temáticas da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), estiveram reunidos com as Promotoras de Justiça Janaína Rose e Marlúcia Evaristo para reforçar a parceria da seccional com o Ministério Público e discutir ações conjuntas na defesa das pessoas com deficiência e idosas.
O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o advogado Joaquim Santana, falou da ótima receptividade das promotoras no Ministério Público. “Nossa parceria existe desde 2007 e têm sido tão proveitosas em benefício da população que precisa desses dois órgãos importantes. Quero dizer que nós vamos trabalhar muito mais e que essa é a recomendação do Presidente Raimundo Júnior.”, contou Joaquim Santana.
Segundo a presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, advogada Gardênia Mota, o encontro é de grande importância e reforça a parceria entre as instituições. “Foi uma honra participar desta reunião institucional entre a Comissão da Pessoa Idosa e as Promotorias Especializadas em Defesa das Pessoas Idosas e das pessoas com deficiência. Nosso encontro reforçou a importância da união de esforços entre a advocacia e o Ministério Público na promoção e defesa dos direitos dessa parcela tão relevante da população.”, explicou Gardênia Mota.
O presidente da Comissão de Direito da Saúde, advogado Vinícius Leal, também participou da reunião. “Estou muito feliz pelo convite, essa reunião é de muita importância. Aqui a gente pôde reforçar essa parceria com o Ministério Público e caminhar lado a lado, buscando sempre garantir os direitos das pessoas com deficiência e pessoas idosas que tanto sofrem no dia a dia.”, falou Vinícius Leal.
A promotora de justiça Marlúcia Evaristo é titular da 28ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa das pessoas idosas e das pessoas com deficiência. Para ela, é um prazer receber as comissões da OAB-PI no Ministério Público. “Nós sempre tivemos uma parceria muito forte, principalmente com as comissões de defesa da pessoa com deficiência e da pessoa idosa, que é a nossa atribuição. Eu vejo que vocês estão com intenção de trabalhar e trabalhar muito e o que nós entendemos é que essa parceria tem que se fortalecer porque a união faz a força e enquanto o Ministério Público trabalhou com a OAB a gente colheu muitos frutos.”, ressaltou a promotora Marlúcia Evaristo.
A promotora de Justiça Janaína Rose, da 33ª Promotoria de Justiça de Teresina, também possui atuação na defesa das pessoas idosas e das pessoas com deficiência. Segundo a promotora, o trabalho e união dos órgãos que atuam com essas pautas é essencial para melhoria da sociedade. “É importantíssimo que todas as instituições que atuam em prol da pessoa com deficiência, da pessoa idosa e de todos os direitos coletivos da nossa sociedade, estejam em sintonia. Unidos nós podemos colher frutos melhores e trabalhar com mais proveito”, destacou a promotora Janaína Rose.
PRESENTES
Também participaram da reunião a secretária-geral da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, advogada Giovana Veras; e o vice-presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, advogado Leandro Piauilino.