Comissões da OAB Piauí dialogam com juízes da 3ª Vara do Trabalho e solicitam melhorias no atendimento e despachos judiciais

8 de novembro de 2022 às 18:39h

Integrantes das Comissões de Relação com o Poder Judiciário e de Defesa das Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, visitaram nesta terça-feira (08/11), as dependências da 3ª Vara Federal do Trabalho, setor vinculado ao Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região. O encontro teve como foco a obtenção e partilha de informações sobre a rotina de trabalho e produtividade na unidade judicial.

Na oportunidade, os magistrados destacaram que o tempo médio para preferir despachos judiciais é de até dez dias e 30 dias para sentença. Informaram ainda que o destaque de honorários ocorre sem qualquer entrave, bastando a indicação da conta e juntada do contrato.

ATENDIMENTO

A qualificação dos meios de atendimento nas repartições da Justiça é uma defesa constante da advocacia piauiense. Para tanto, os juízes e servidores da 3ª Vara Federal do Trabalho de Teresina atendem tanto de forma presencial, por balcão virtual e WhatsApp.

De acordo com o juiz Tibério Freire Villar, a unidade estuda ainda a possibilidade de instalação de novo sistema denominado “Vara Eletrônica” para dar celeridade às atividades profissionais.

EXPEDIÇÃO DE ALVARÁS

Sobre os honorários, foi salientado que o juízo atua com cautela na expedição de alvarás, a fim de que seja resguardado os valores da parte e dos advogados, inclusive, quando estes são múltiplos nos autos, se resguardando a cota parte de cada um, proporcionalmente ao trabalho desempenhado por cada causídico.

Munido das informações, o presidente da Comissão de Relação com o Poder Judiciário da OAB-PI, Thiago Brandim, destaca o fortalecimento das instituições na busca por medidas que proporcionem melhores condições de atuação da advocacia.

“A OAB tem feito um primoroso trabalho junto às instância da Justiça. Essas visitas resultam no avanço de pautas levantadas pelos advogados e advogadas, visando, sempre, os resultados satisfatórios para a classe e à sociedade em geral”, cita.

Participaram da reunião e colaboraram nas tratativas, o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Albelar Prado; a presidente e o vice-presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Piauí (AATEPI), Noélia Sampaio e Bruno Mota, respectivamente.

O advogado Carlos Henrique, representante da ABRAT; os membros da Comissão de Relação com o Poder Judiciário da OAB-PI, Luiz Cordeiro, David Araújo e Edyane Macêdo; e os advogados Israel Félix, Osma Viana e Roberto Silva, também compuseram a comitiva.

Os membros da Ordem foram recepcionados pelo juiz titular Tibério Freire Villar da Silva e as juízas substitutas Daniela Martins Soares Barbosa e Regina Coelli Batista de Moura Carvalho.