Comissões da OAB Piauí debate “Os Desafios para uma infância saudável”

24 de agosto de 2020 às 17:22h

Nesta segunda-feira (24), as Comissões de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDDCA) e da OAB na Universidade da OAB Piauí promoveram a palestra “Os Desafios para uma infância saudável”. O evento aconteceu virtualmente, por meio da Plataforma Zoom, às 14h30, e contou com o apoio da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA Piauí), que certificou os participantes em 2 horas/aula.

Dando início ao encontro, o Presidente da CDDCA, Rogério Almeida, também Constelador e Facilitador em Justiça Restaurativa agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do tema para entender o desenvolvimento da criança.

“A fase da primeira infância é uma das mais importantes para o desenvolvimento do ser humano. Precisamos entender que a educação e o convívio familiar são aspectos extremamente relevantes para a criança. Pensando do ponto de vista jurídico, nós temos uma Constituição Federal contemporânea, mas aplicação do que ela rege para a criança encontra suas dificuldades na prática. É importante o desenvolvimento de políticas públicas em prol da defesa de tais direitos”, destacou o Presidente da Comissão Rogério Almeida.

Integrando o debate, o Advogado e terapeuta Integrativo e Sistêmico, André Luís Medeiros, apresentou suas perspectivas primordiais para uma infância saudável. “Acredito muito em uma perspectiva familiar. Devo sempre pensar sobre qual a noção de família que eu tenho. Precisamos ter uma visão de proximidade com a minha família e buscar ter a compreensão e a empatia durante a educação da criança”, disse.

Em seguida, a Assistente Social voluntária do CRIA e Mestranda em Políticas Públicas pela UFPI, Luara Dias, falou sobre os aspectos que contribuem para uma boa educação e, portanto, desenvolvimento da criança, além do rompimento familiar e o que isso causa na criança. “Crianças que crescem em abrigos têm o desenvolvimento cognitivo mais atrasado em virtude da ausência do vinculo familiar. É extremante relevante o acompanhamento adequado na primeira infância e pensar as crianças como pessoas em desenvolvimento”, finalizou.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba