A vice-presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Raylena Alencar, juntamente com o presidente da Comissão de Segurança Pública, Yuri Cavalcante, advogados recém-formados e estudantes de Direito visitaram as dependências da Cadeia Pública de Altos (CPA) na tarde desta quarta-feira (07/07).
“As visitas institucionais às unidades prisionais do estado são muito importantes para a verificação de instalação e procedimentos adotados por cada um. É fundamental que a OAB esteja entendendo a funcionalidade dos locais e o que precisa ser melhorado”, destacou Raylena Alencar.
Yuri Cavalcante, presidente da Comissão de Segurança Pública e Direito Penal, acredita que experiências práticas são essenciais para a qualificação da jovem advocacia.
“A Comissão, além buscar melhorias para a segurança pública do estado, tem como objetivo proporcionar experiências práticas. Dessa forma, entendemos que o sistema prisional é um excelente ponto de partida para que o jovem advogado (a) conheça de perto a realidade da Advocacia Criminal e veja como funciona o sistema”, pontuou Yuri Cavalcante.
CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIA
A jovem advogada, Leilane Ferreira, afirmou que a visita realizada pela Comissão proporcionou uma experiência prática fundamental em sua formação.
“Fez-se extremamente importante também para que fossem quebrados estigmas e achismo de como funciona toda a logística e manutenção do sistema, bem como as condições nas quais os aprisionados estão custodiados. A comissão tem cumprido o seu papel com muito empenho em promover a efetiva melhoria da segurança pública e todas as vertentes que a ela abrangem”, ressaltou Leilane Ferreira.
ESTRUTURA FÍSICA
Os representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, também ouviram detentos e funcionários acerca das demandas que precisam de melhorias. Dentre elas, a contratação de profissionais da área da saúde.