Comissão de Relação com o Poder Judiciário visita 7ª Vara Cível de Teresina: “Avaliar a rotina de trabalho e produtividade”

20 de julho de 2022 às 11:17h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão de Relação com o Poder Judiciário, esteve reunida, nesta terça-feira (19/07), com o juiz da 7ª Vara Cível de Teresina, Sebastião Firmino Lima Filho. O objetivo do encontro foi discutir ações de melhoria da rotina de trabalho e produtividade da unidade.

Na oportunidade, o magistrado ressaltou que procura seguir uma média de até 100 dias para despachar os processos. “Observamos a ordem cronológica de conclusão, com ressalvas às exceções legais, e damos prioridade no julgamento de demandas repetitivas e homologações de acordo”, destacou Sebastião Firmino.

ATENDIMENTO

Em relação aos atendimentos, o juiz salientou que ele e a secretaria atendem presencialmente e por balcão virtual todos os dias. Sebastião Firmino acrescenta ainda que a medida de unificação das secretarias cíveis foi muito positiva e sugeriu que fosse implementada também nas Varas da Família e fazenda pública.

No âmbito das liminares, o juiz confirmou que diariamente são feitas apreciações e que a unidade hoje tem 1209 processos conclusos. Além disso, estamos sentenciando os processos aptos para julgamento conclusos em março de 2022.

NECESSIDADE DE SERVIDORES

O magistrado informou que sua equipe fez no ano de 2021 um curso de gestão aplicada ofertado pelo Tribunal de Justiça do Piauí e que, após a conclusão, houve um claro avanço no impulsionamento dos processos. Entretanto, a Vara necessita de ao menos mais um servidor na função de analista, para dar mais celeridade ao trabalho.

“No ano de 2021 foram sentenciados 1400 processos e proferidas 1503 decisões. A correição anual foi finalizada em junho de 2020, bem antes do prazo estipulado pela Corregedoria, final de julho de 2022. Atualmente, temos apenas 48 feitos aguardando sentença há mais de 100 dias”, ressaltou Sebastião Firmino.

A Comissão agradeceu a atenção dispensada pelo juízo, e ressaltou que permanecerá em constante diálogo com o magistrado, visando aperfeiçoar de forma colaborativa a prestação jurisdicional na unidade.

Participaram da reunião o presidente da Comissão de Relação com o Poder Judiciário, Thiago Brandim e os membros Silvia Thaysa e Júnior Soares.