Representantes da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), estiveram no Território de Retomada Vão Seco/Toco Preto, dos povos indígenas Akroá Gamella, no município de Uruçuí-PI, por ocasião da celebração de um ano de retomada e luta pela demarcação das terras indígenas.
Na oportunidade, foram realizadas escutas ativas, com acolhimento de demandas, troca de saberes e reforço ao compromisso da Comissão com a assessoria jurídica popular e a incidência em defesa dos direitos dos povos indígenas.
Reafirmação do compromisso institucional
A convite do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), os representantes da Seccional também participaram da Assembleia Geral dos indígenas Guegue do Sangue, espaço destinado à construção política, fortalecimento comunitário e tomada de decisões coletivas do povo.
A presença da Comissão reafirma o compromisso institucional com a defesa dos territórios tradicionais, a garantia dos direitos dos povos originários e a promoção e proteção dos direitos humanos. A atuação em campo é compreendida como parte essencial da missão da OAB-PI, somando esforços à luta coletiva e contribuindo para o fortalecimento das comunidades indígenas.
Participantes
Participaram da visita a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB-PI, advogada Jéssica Lima; a advogada Carla Santana, membro da comissão; e a advogada Bruna Jasciane, também membro da comissão e coordenadora adjunta das comissões da OAB-PI.