O Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), advogado Joaquim Santana Neto, concedeu entrevista, sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, ao programa Jornal Clube News 1ª edição, da Rádio Clube News, apresentado por Joelma Patricia, na última quinta-feira (06/02). Também participaram da entrevista a secretária-geral adjunta, advogada Daniely Mesquita; e a advogada Camilla Hannah.
Recentemente uma pesquisa do “Radar da Inclusão: mapeando a empregabilidade de Pessoas com Deficiência”, do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), da empresa Talento Incluir, do Instituto Locomotiva e da iO Diversidade, apontou que oito em cada dez trabalhadores e trabalhadoras com deficiência ou neurodivergência que estão empregados avaliam que a maioria das empresas está despreparada para recebê-los em seu quadro funcional.
No Piauí, muitas empresas têm alegado ter dificuldades em encontrar trabalhadores com deficiência capacitados para ocupar as vagas ofertadas. Para o advogado Joaquim Santana, essa divergência de posicionamentos entre as empresas e os trabalhadores PCD tem revelado e propagado essa exclusão que ainda é grande no mercado de trabalho.
“Tais números são em grande parte, reflexo da falta de acessibilidade da pessoa com deficiência na educação e na própria ocupação dos espaços públicos e privados, incluindo os locais de trabalho. O que se vê é que a mera existência das cotas não é suficiente para garantir a inclusão plena das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, se não for assegurada conjuntamente a acessibilidade, iniciando pela educação básica e melhores oportunidades de qualificação.”, destacou Joaquim Santana.
A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho tem sido uma das principais pautas da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-PI, recentemente foi deliberado um plano de ação com foco nessa temática e no aprimoramento das políticas públicas voltadas para este público.