OAB-PI

Comissão da OAB Piauí realiza Projeto Conscientização nas Escolas sobre Direitos dos Animais

Comissão da OAB Piauí realiza Projeto Conscientização nas Escolas sobre Direitos dos Animais

19 de dezembro de 2022

A Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB Piauí iniciou o importante Projeto Conscientização nas Escolas sobre Direitos dos Animais. Para tanto, promoveu palestras educativas sobre maus-tratos e os principais de comunicação para denúncia, para mais de cem adolescentes da escola Didácio Silva, no bairro Dirceu, em parceria com a Guarda Municipal de Teresina, na última sexta-feira (16/12).

“Nosso objetivo é levar conscientização sobre maus-tratos contra os animais para combater esse tipo de prática. Queremos provocar a empatia dos estudantes porque nós acreditamos que é na infância e na adolescência que essa conscientização tem que começar. São os jovens estudantes que, no futuro, serão capazes de mudar a realidade atual que nós vivenciamos”, destaca Dárcia Alencar, presidente da Comissão de Defesa dos Animais.

Em relação à parceria com a Guarda Municipal, a advogada afirma que durante as visitas às escolas, representantes da GCM explicam aos estudantes sobre a atuação em crimes de maus-tratos e orientam os alunos a identificar as situações de violência e como fazer as denúncias.

“Ficamos muito felizes em participar desse projeto piloto e que tem um grande potencial para gerar frutos. Falamos aos alunos do CETI Didácio Silva sobre a Guarda Municipal e o nosso grupo especializado, a Guarda Ambiental, que atua em casos de resgates de animais silvestres e outras ocorrências ligadas ao Meio Ambiente. Além disso trabalhamos para coibir crimes de maus-tratos, uma demanda muito frequente em Teresina”, destaca José Teixeira, gerente da Guarda Ambiental.

ATUAÇÃO DA GCM

Em Teresina, a GCM ampliou recentemente a sua área de atuação e passa a coibir também crimes de maus-tratos. Um grupo especializado foi instalado em 2021 e conta com 18 guardas municipais que patrulham 24 horas por dia, todos os dias da semana.

“Ao se deparar com um caso de maus-tratos, a população deve nos acionar o mais breve possível. Quanto a casos de crime por omissão em ambientes particulares ou crime de abandono, a orientação é recolher o máximo de provas possíveis (fotos, vídeos, áudios, endereço, placas veiculares, nomes) e direcionar-se à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente para denúncia e abertura de boletim de ocorrência”, pontua José Teixeira.

VEJA IMAGENS