Comissão da OAB Piauí promove palestra on-line sobre “Como Advogar no Direito Religioso”; saiba como participar

11 de maio de 2023 às 12:18h

A Comissão de Liberdade Religiosa da OAB Piauí realiza no dia 31 de maio, às 09h, a palestra “Como Advogar no Direito Religioso?” de forma virtual. O evento será transmitido através do canal no YouTube da OAB Piauí e terá carga horária de 1 hora/ aula. As inscrições acontecem exclusivamente através do link oabpi.org.br/novaesa/cursos.

Os palestrantes serão a Advogada Jamylle Alencar Leite, Presidente da Comissão de Liberdade Religiosa, Advogado Thiago Rafael Vieira, Presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR), e o Advogado Cândido Alexandrino, ex-Presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB Piauí.

O evento tem como público-alvo advogados, estudantes de Direito, líderes eclesiásticos (padres, pastores, presbíteros, diáconos, entre outros), seminaristas, membros de organizações religiosas e todos aqueles que possuem interesse em aprender sobre:

1. A autonomia constitucional do Direito Religioso;
2. A advocacia interna: Estatuto Social (importância, como se elabora, etc);
3. A advocacia externa: Direito Eclesiástico, Direito Tributário, Direito do Trabalho, Direito Previdenciário, Direito Penal, entre outros.

“Ao realizar esse evento, pretendemos apresentar o Direito Religioso como uma seara viável de atuação profissional aos advogados piauienses e capacitar profissionais para que realizem uma prestação de serviços de excelência a organizações religiosas”, destaca a Advogada Jamylle Alencar Leite.

Já o Advogado Thiago Rafael Vieira frisa que o Direito Religioso é tão antigo quanto a arte de Advogar. No entanto, segundo ele, os dois se perderam em algum momento da história. Para Thiago Rafael, o Direito Religioso é hoje uma ilustre novidade.

“A cada dia, desde de meados de 2004, canalizamos nosso suor para que o Direito Religioso retome seu lugar na academia e no coração dos juristas (como o fez por séculos) e que a advocacia deixe de ser um locus de concurseiros frustrados – que fazem da advocacia um bico – para voltar a ser uma arte e vocação, objeto de desejo de boa parte dos calouros de Direito”, explica Thiago Rafael Vieira.

O Advogado Cândido Alexandrino destaca a importância da OAB Piauí em promover a defesa da fé, incrementando, fomentando o conhecimento, reverberando ora a teoria, ora a prática.

“Mais de 90% da população brasileira professa algum credo, portanto crer é importante para quase todos os brasileiros, a OAB, mais uma vez, está contribuindo com a primeira das liberdades e o povo brasileiro”, completa o Advogado Cândido Alexandrino.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba