Comissão da OAB-PI visita Vara Unificada de Família no Tribunal de Justiça e destaca avanços

22 de março de 2023 às 18:15h

Integrantes da Comissão de Direito das Famílias e Sucessões da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, reuniram-se com Anderson Pinto de Oliveira, Coordenador da Central de Processos Eletrônicos do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PI), nesta quarta-feira (22). Na pauta, o andamento da Vara Unificada de Família, um projeto piloto, desenvolvido pela Corregedoria.

A Presidente da referida Comissão da Ordem, Ana Letícia Arraes, destacou o trabalho que a pasta vem desenvolvendo em parceria com importantes instituições do país.

“Todo o trabalho que a Comissão vem desenvolvendo em parceria com a Comissão Nacional de Direito das Sucessões do Conselho Federal, presidido pela Advogada Isabella Paranaguá e o IBDFAM-PI, presidido pela Advogada Cláudia Paranaguá, tem como intuito a busca de melhoria na prestação jurisdicional, estamos sempre acompanhando e dialogando com os responsáveis para que possamos ter um retorno justo para a sociedade e para a nossa classe”, citou.

O Coordenador da Central de Processos Eletrônicos- CPE Família, Anderson Pinto de Oliveira, ressaltou que a Corregedoria Geral da Justiça, através do Desembargador Corregedor Olímpio José Passos Galvão, apresenta um olhar bastante sensível para a competência das varas de Família.

“A principal determinação é o aperfeiçoamento do modelo de Gestão Processual, em que resultará no aumento da celeridade processual e, consequentemente, numa efetiva prestação jurisdicional à sociedade”, explicou.

Presidente da Comissão Nacional de Direito das Sucessões do Conselho Federal, a Advogada Isabella Paranaguá parabenizou o empenho da Corregedoria. ” A pasta está de parabéns pelos trabalhos desenvolvidos em prol da Advocacia familiarista e o olhar sensível para as causas discutidas. Estamos confiantes no trabalho que está sendo desenvolvido e no diálogo entre as instituições”, comentou.

Participaram da reunião e colaboraram nas tratativas, os membros da Comissão de Direito das Famílias e Sucessões, Saulo Cunha, Vice-presidente e Eva Luana, Secretária-adjunta.