Comissão da OAB PI visita 3ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública e dialoga sobre melhorias: “Integração institucional”

2 de agosto de 2022 às 10:32h

Representantes da Comissão de Relação com o Poder Judiciário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, estiveram reunidos nesta segunda-feira (01/08) com a juíza Haydee Lima de Castelo Branco, Titular da 3ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina. O encontro teve como objetivo ter conhecimento à rotina de trabalho e discutir ações de produtividade e melhorias na unidade.

A magistrada revelou que a unidade judicial contava com cerca de 42 mil processos no ano de 2016 e que atualmente o acervo possui uma média de 9 mil, sendo a maioria dos processos envolvendo execuções fiscais de IPTU e ISS do município de Teresina, ante a especialidade da Vara.

Segundo Haydee Lima, a unidade lida com bloqueio de ativos financeiros e bens das partes. A juíza relatou, inclusive, que é adotado um procedimento interno de rigorosa avaliação dos bloqueios efetivados, com o escopo de averiguar se houve excesso de execução, procedendo com a liberação imediata dos valores que ultrapassaram o pedido no prazo de 24h após o ato constritivo.

A Comissão da OAB obteve a informação de que outra preocupação diz respeito às contas salário e poupança, as quais em regra não sofrem constrição do juízo.

JULGAMENTOS

No que tange aos julgamentos, a juíza afirmou seguir a ordem cronológica para fins de sentença e despachos, dando prioridade às exceções legais e aos feitos em que os advogados(as) pedem celeridade na 3ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública.

A magistrada conta com dois assessores e dois estagiários no gabinete e cinco servidores na secretaria, havendo atendimento diário na forma presencial e virtual (balcão e telefone), nos respectivos setores.

MUDANÇA ESTRUTURAL

Os serviços da unidade serão transferidos para o antigo prédio do Tribunal de Justiça do Estado, mais especificamente no segundo andar, a poucos metros da sede da OAB Piauí. Foi relatado ainda que até o final deste mês de agosto todos os processos, cerca de setecentos, serão migrados para o sistema PJE, a fim de tornar os trâmites mais céleres.

PARCERIA INSTITUCIONAL

Ao final da reunião, o advogado Thiago Brandim, presidente da Comissão de Relação com o Poder Judiciário da OAB, agradeceu pelas informações prestadas. “Ressalto aqui o fortalecimento da parceria existente entre as instituições, ao tempo em que coloco-me à disposição da unidade judiciária”, frisou.

Participaram do encontro: os advogados Vinicius Cabral, Júnior Soares, Gerson Resende e David Araújo, membros da Comissão de Relação com o Poder Judiciário.