Comissão da OAB-PI promove ações de conscientização sobre autismo no interior do Estado

26 de abril de 2023 às 18:54h

A Comissão de Defesa dos direitos da Pessoa com Autismo, representada pela presidente Mirna Mouzinho e as membras Natalia Maria e Thamirys Moura, promoveu uma Roda de conversa com o  tema: “Autismo Azul”, na cidade de São Miguel do Tapuio, interior do Piauí, nesta quarta-feira (26). O evento marca o mês de abril, período de fomento à campanha de conscientização sobre a causa social. 

Por meio da Comissão, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, liderou as atividades realizadas em parceria coma Secretaria Municipal de  Saúde, CAPS e Secretaria Municipal de Promoção, Assistência Social e Trabalho de São Miguel do Tapuio. Na ocasião, foram abordados os direitos dos autistas, previsão legal dos atendimentos e as novas legislações.

“É  de suma importância a propagação da informação desses Direitos. A conscientização vai além do conhecer, é  ter empatia e respeito para que os direitos sejam efetivados em benefício da sociedade”, ressaltou a presidente da Comissão, Mirna Mouzinho.  

Para a advogada Natália Maria, o aumento da judicialização  da saúde se dá pela falta de sensibilidade e diálogo de gestores com a população, que é diretamente afetada pela ausência de políticas públicas voltadas ao segmento. “Por isso a necessidade da construção de diálogos institucionais, como forma, inclusive, de conscientização da sociedade sobre esta temática tão importante”, citou. 

Além de um grande público composto por moradores de São Miguel do Tapuio, participaram do evento e colaboraram na formatação de propostas, também, o Prefeito Pompílio Evaristo Cardoso Filho; Janilson Rodrigues, Secretário Municipal de Saúde; Erivalda Domingos Vieira, Secretária Municipal de Promoção, Assistência Social e Trabalho; Giovana Barguil Nepomuceno, Psicóloga e Coordenadora da Vigilância Socioassistencial; Bruna Mousinho, Psicóloga do CRAS São Luís e Marcelli Cardoso, Secretária Municipal de Educação.

CONFIRMA IMAGENS 

CARTILHA DA SECCIONAL PIAUÍ

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Autista da OAB-PI lançou a Cartilha “Autismo e Direitos”. A elaboração foi pensada com o intuito de esclarecer a população sobre a necessidade de inclusão e detalhar os direitos adquiridos, tornando-se uma fonte de consulta e orientação para as famílias de todo o Piauí.

CLIQUE E ACESSE: Cartilha “Autismo e Direitos”

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba