Comissão da OAB-PI participou de Correição de Ajuda perante a 5 Vara Cível de Teresina, tendo analisado em conjunto com a Corregedoria do Tribunal de Justiça, os trabalhados desenvolvidos pela unidade

26 de outubro de 2023 às 8:12h

A Comissão de Relação com o Poder Judiciário (CRPJ) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, esteve nesta última terça-feira (24/10), na 5ª Vara Cível de Teresina, colaborando com a Correição de Ajuda, promovida pela Corregedoria do Tribunal de Justiça.
Esta iniciativa é a continuação do trabalho conjunto iniciado com a Correição ocorrida um ano antes, colhendo os números e analisando a evolução do trabalho na unidade.

O Secretário Geral da (CRPJ), o Advogado Edson Araújo, destacou o seu contentamento em saber dos resultados. “O resultado obtido é satisfatório, a evolução neste um ano é visível nos números, o acervo de processos correntes diminuiu de 9 mil para 7 mil, com diminuição de cerca de 22%. Havia processos parados com mais de 300 dias (mais de 200) e outros estagnados havia mais de 200 dias (cerca de quase 500) e hoje os processos mais paralisados encontram-se na casa dos 100 dias (a nova meta é de não haver mais processos acima de 50 dias de paralisação), destacou o Advogado.

Araújo ainda citou a importância desta ação.“A evolução destes números levou à mudança de posição da unidade no ranking de eficiência do TJ, passando da 133ª para a 91ª. Muito trabalho ainda será feito para a 5ª Vara atingir o padrão de qualidade que todos almejam, todavia o avanço no último ano é claro e deve-se continuar o trabalho”, finalizou o Advogado.

CONQUISTAS

Além do resultado comparativo da Correição do ano passado, o juiz auxiliar da Corregedoria, Thiago Brandão, apresentou a notícia que o sistema de distribuição de processos para as dez Varas Cíveis de Teresina está corrigido, pois não haverá mais a distorção de algumas varas receberem muito mais processos que outras, havendo agora equidade nesta distribuição.

A Correição está prevista para terminar na quinta feira (26/10), quando os números atualizados e definitivos serão apresentados em relatório, momento em que a OAB ofertará novas sugestões, bem como se terá a redefinição de estratégias para o trabalho da Vara ter ainda mais efetividade.

Estiveram presentes na reunião o Secretário Geral da CRPJ, o Advogado Edson Araújo, os membros da Comissão e Advogados, Júnior Soares, Olívia Brandão e Silvia Thaysa, bem como o Conselheiro Wilson Spíndola, além do Juiz Auxiliar da Corregedoria, Thiago Brandão, e a Juíza Titular da 5ª Vara Cível, Maria das Neves.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba