Comissão da OAB-PI fiscaliza Prefeitura de Paulistana para melhorias em abrigos de animais resgatados

17 de agosto de 2023 às 12:29h

Na última quarta-feira, dia 16 de agosto, a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, foi até o local onde foram levados, 24 animais, por ordem judicial, por estarem em condições inadequadas em abrigo. Porém, foi constado pela Comissão que o local atual também não é apropriado. O Advogado Daniel Lima, Conselheiro na OAB de Picos e atuante em Paulistana, representou a Comissão a pedido da Presidente, Advogada Dárcia Alencar.

Foi apresentado um Ofício à Prefeitura Municipal de Paulistana com solicitações de melhorias para os animais, incluindo: água encanada, energia elétrica, divisórias para separar animais a fim de evitar brigas, castração, vacinação, instalação de câmeras, apoio de Organização Não Governamental (ONG) para cuidar dos animais diariamente, instalação de piso/cerâmica, comedouro e bebedouros e atendimento médico veterinário.

Segundo Daniel Lima, algumas das solicitações apresentadas já estão sendo providenciadas pela prefeitura, tais como: comedouros e bebedouros adequados, já está sendo instalado o piso, instalação de quatro divisórias de telas e na área interna do prédio permitindo dividir os animais em 03 ambientes; atendimento médico veterinário e apoio de ONG, que está sendo feito pela Associação de Proteção Animal Salvando Vidas.

A Presidente da Comissão ressalta a importância do trabalho conjunto entre a CPDA e Advogados de outros municípios, pois isso garante o fortalecimento da OAB na Proteção Animal. Acerca das demais demandas, a Prefeitura informou que estão sendo providenciadas e conforme sejam atendidas a OAB será informada.

A reunião ainda contou com a presença da Polícia Militar da cidade e da ONG de Proteção Animal de Paulistana.