Comissão da OAB-PI discute a situação dos Juizados Especiais no Piauí com juiz auxiliar do Supervisor dos Juizados Especiais

11 de outubro de 2023 às 11:53h

A Comissão de Relação com o Poder Judiciário (CRPJ) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, se reuniu nesta terça-feira (10/10), com o juiz auxiliar do Supervisor dos Juizados Especiais no Piauí, Leonardo Trigueiro, para discutir a situação deste microssistema.

Segundo o Presidente da CRPJ, Advogado Thiago Brandim, foi apresentado ao juiz auxiliar sugestões para a melhoria da situação dos Juizados Especiais no Piauí, entre elas a otimização do atendimento nas turmas, para facilitar o acesso dos Advogados aos juízes componentes e a uniformização de entendimentos nos Juizados, para garantir segurança jurídica e celeridade processual.

Além disso, Brandim afirma ter debatido sobre o esforço concentrado nas unidades judiciárias mais críticas, a fim de reduzir o número de processos paralisados; a criação de um repositório de jurisprudências das Turmas e Juizados, para facilitar o acesso às decisões judiciais, e a instalação de fato da 4ª Turma Recursal, criada mediante a Lei Estadual n.º 7.773/2022.

RESPOSTA DO JUIZ

O juiz auxiliar Leonardo Trigueiro destacou que irá conversar com os juízes membros das Turmas, sobre a necessidade de melhoria no acesso aos mesmos, especialmente por videoconferência, ainda disse que já existe um cronograma de ajuda aos JECCs, e que está aberto a sugestão de indicação de outras unidades pela OAB.

Continua afirmando que recentemente um mutirão na 2ª Turma Recursal, possibilitou o julgamento de 822 processos; que já está deferido o suporte do Centro de Apoio aos Juizados Especiais (CAJES) ao Juizado de Valença, por 30 dias, já havendo direcionamento deste mesmo trabalho do CAJES aos Juizados de Picos e Oeiras.

Ele finaliza dizendo que a 4ª Turma ainda não foi instalada, em razão do Tribunal estar avaliando se o faz no modelo atual (mandato do juiz por 02 anos) ou se na condição de juiz exclusivo da Turma, com base na experiência positiva dos Tribunais do Distrito Federal e Paraíba, destacando que os 04 assessores hoje lotados na 4ª Turma, estão distribuídos às outras 03.

A reunião ainda contou com a participação dos Advogados membros da Comissão: Abelardo Silva e João Braga.