Comissão da OAB discute melhorias para o julgamento de processos na 3ª Vara Cível de Teresina

7 de julho de 2022 às 18:26h

Por meio da Comissão de Relação com o Poder Judiciário, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, reuniu-se com o juiz da 3ª Vara Cível da Comarca de Teresina, Teófilo Rodrigues Ferreira, nesta quinta-feira (07/07). O encontro teve como objetivo avaliar e discutir os procedimentos adotados na unidade judicial.

Durante as tratativas com os representantes da Ordem, o magistrado relatou que o setor possui um acervo de cerca de 10 mil processos. O juiz revelou que realiza procedimentos para cumprimento de meta interna de despacho de processos no prazo de cem dias após conclusão.

Em alguns casos, em razão do número elevado do acervo, o prazo acima não é cumprido. “Assim, indagamos ao magistrado se tem alguma rotina de acompanhamento dos feitos mais antigos, tendo o magistrado respondido que sempre dá prioridade a estes processos, e que os advogados podem provocar o juízo e relatar as circunstâncias da demora no trâmite, que todas as diligências serão adotadas”, finalizou Thiago Brandim.

“Quanto à produtividade, o juiz afirmou que entre julho e dezembro de 2021 sentenciou 623 processos e que entre janeiro e junho de 2022, 309 processos, em detrimento de 248 novos processos neste último período citado, estando, portanto, em cumprimento da Meta 1 do CNJ”, ressaltou o magistrado.

ATENDIMENTOS

Os atendimentos estão ocorrendo na unidade de forma presencial e virtual, tanto na secretaria quanto no gabinete, com um número razoável de servidores, conforme mencionado pelo juiz. No entanto, o órgão carece de mais servidores, para melhor vazão dos trabalhos.

O magistrado disponibilizou os contatos telefônicos para atendimentos.
Número fixo do gabinete para ligações (86-3230-7850);
Contatos do magistrado (86-99471-5300 e 86 – 99981-3367);
Contato da Secretaria da Vara (86 – 3230-7813).

Ao término da reunião, Thiago Brandim agradeceu ao magistrado pela atenção aos questionamentos, ao tempo em que colocou a Comissão à disposição da unidade judicial, para juntos e em cooperação melhorarem a prestação jurisdicional.

Participaram ainda da reunião, os membros da Comissão de Relação com o Poder Judiciário da OAB/Piauí, Douglas Haley, Silvia Thaysa, e Anastácio Neto.