Comissão da Diversidade Sexual da OAB Piauí promove ciclo de palestras e lança cartilha digital

21 de julho de 2022 às 20:27h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional-PI, por meio da Comissão da Diversidade Sexual, promoveu, nesta quinta-feira (21/07), um ciclo de palestras e debates sobre temáticas da comunidade LGBTQIA+. O evento ocorreu no Auditório da Escola Superior de Advocacia (ESA-PI) e abordou os desafios atuais vivenciados em sociedade, como saúde, educação, família e mercado de trabalho.

Na ocasião, ocorreu o lançamento da primeira cartilha digital “LGBTQIA+ em Pauta”, promovido, também, pela Comissão.

A advogada Jéssica Teixeira, presidente da Comissão da Diversidade Sexual, afirmou que a cartilha foi criada com o intuito de disseminar informações para toda sociedade sobre os direitos humanos LGBTQIA+.

“Queremos enfatizar a cada cidadão seus papeis constitucionais na construção de uma sociedade mais justa e humana, com solidariedade, direitos e garantias fundamentais da nossa Constituição Federal”, explicou a advogada.

DAR VOZ E OUVIDOS

A presidente da Comissão de Justiça Restaurativa e Direito Sistêmico, a advogada Gillianne Almeida, enfatizou que a intenção é explorar a temática LGBTQIA+ de maneira simples. “É importante que possamos enxergar a necessidade da construção e existência de políticas públicas direcionadas a determinados grupos populacionais”, acrescentou ela.

A advogada Larissa da Silva Araújo, membra da Comissão da Diversidade Sexual, relatou a realidade vivida pelos advogados e advogadas que fazem parte da comunidade LGBTQIA+. “Alguns direitos foram conquistados nos últimos anos, mas ainda há uma reduzida representatividade no país”, disse.

A advogada Mayara Borges Portela, presidente da Comissão da Diversidade Sexual da Subseção de Parnaíba frisou a importância de debater essa temática. “Não precisamos dar voz às pessoas da comunidade LGBTQIA+. Nós precisamos dar ouvidos. Elas gritam, suplicam, nós é que não as escutamos. É isso que temos que fazer”, finalizou.

VEJA FOTOS DO EVENTO