Teve início, às 9h deste domingo (21), a votação para eleger a Diretoria e Conselheiros que comandarão a OAB Piauí e suas 15 Subseções no triênio 2022/2024. São esperados cerca de 10 mil Advogados e Advogadas para votação, que segue aberta até às 18h na Sede da Seccional e nas demais Subseções da OAB no Estado.
O pleito eleitoral acontece presencialmente, por meio de votação em urna eletrônica. Na capital, 22 urnas de votação estão à disposição da Advocacia e 21 urnas nas Subseções no interior do estado. Para votar, é necessário apresentar cartão ou carteira de identidade de Advogado(a); ou um dos seguintes documentos: RG, CNH, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou passaporte.
Estão aptos(as) a votar os Advogados e Advogadas que estejam regularmente inscritos(as) no Conselho Seccional, adimplentes com o pagamento da anuidade até o dia 22 de outubro, bem como aqueles(as) que solicitaram a regularização por e-mail até às 23h59 da data mencionada para o pagamento do boleto. O voto é obrigatório para todos(as) os(as) Advogados(as) inscritos na Seccional, sob pena de multa equivalente a 20% do valor da anuidade, salvo ausência justificada até 30 dias a partir do dia da eleição por meio deste link. A Comissão Eleitoral será a responsável por apreciar as justificativas.
Após o término da votação, será iniciada a contagem dos votos. Durante a apuração, serão permitidas até 20 pessoas, por chapa, no Auditório da OAB Piauí, seguindo as orientações do Decreto Estadual Nº 20.036. A apuração dos votos será transmitida, em tempo real, por meio de um telão no estacionamento da Seccional. Os(as) Advogados(as) também poderão acompanhar a contagem dos votos no Instagram oficial da OAB Piauí.