Ciclo promovido pela OAB-PI discute sobre endometriose em alusão ao Março Amarelo

29 de março de 2023 às 11:38h

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, reuniu profissionais na 1ª Mesa Redonda de discussão sobre os Direitos e Saúde Feminina no contexto nacional de prevenção à endometriose. O evento reuniu renomados palestrantes, na tarde desta segunda-feira (27/03), no Auditório anexo da ESA-PI.

Por iniciativa do núcleo de Comissões Temáticas da Seccional, sob coordenação da Vice-presidente da OAB-PI, Daniela Freitas, as atividades tiveram como foco a promoção da conscientização sobre os cuidados com a saúde e o direito no acesso às políticas públicas de prevenção da doença causadora de câncer e de infertilidade. O ciclo de palestras foi transmitido pelo canal oficial da ESA no Youtube.

“A OAB-PI pensou em uma série de ações e eventos para serem realizados dentro do mês da mulher. Infelizmente a endometriose convive com muitas mulheres e não podíamos deixar de lembrar do Março Amarelo, mês que luta contra a doença”, pontuou Daniela Freitas.

RODAS DE CONVERSA

Para a Advogada e coordenadora-geral do evento, Lorena Corrêa, a temática é necessária e precisa está sempre sendo debatida. “A endometriose é uma doença que prejudica milhares de mulheres, por isso, estivemos reunidas com excelentes profissionais para tratarmos sobre o assunto”, afirmou.

A mesa redonda contou com abordagens profissionais de Yula Pires Fontenele, educadora física; Karol Carvalho, fisioterapeuta especialista em saúde da mulher; Eliana Fonseca Rosal, Psicóloga Clínica; Jória Maria Batista, especialista em Direito Médico; Elisvânia Rodrigues, ginecologista e mastologista; e Layelma Salim, especialista em Direito Médico e da Saúde, secretária-geral da Comissão de Direito da Saúde da OAB-PI.

DIA NACIONAL DA LUTA CONTRA A ENDOMETRIOSE

A secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI) e coordenadora adjunta do evento, Jória Batista, comentou a temática sobre uma perspectiva jurídica. “No ano passado, foi sancionada a Lei 14.324 que declarou o dia 13 de março como o Dia Nacional de Luta contra a Endometriose. É a primeira Lei, e única, sobre a endometriose e ela não fala sobre direitos e deveres, apenas dá visibilidade”, relatou.

“É de extrema importância que nós, homens, tenhamos conhecimento da endometriose para cuidar e ajudar as mulheres que convivem conosco e que sofrem da doença”, finalizou o presidente da Comissão de Direito de Saúde da OAB-PI, Williams Cardec.

O evento foi mediado pela Conselheira Seccional, Fernanda Amaral; e pelo Advogado e Médico, Williams Cardec, presidente da Comissão de Direito de Saúde da OAB-PI.

 

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba