Celso Barros, coordenador nacional do Exame de Ordem, participa do 1º Encontro Nacional dos Coordenadores dos Cursos de Direito

6 de maio de 2022 às 17:54h

O Coordenador Nacional do Exame de Ordem e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Celso Barros, participou, nesta sexta-feira (06/05), do 1º Encontro Nacional dos Coordenadores dos Cursos de Direito.

O presidente da OAB-PI ressaltou a dimensão grandiosa em que ganhou o Exame de Ordem nos últimos tempo. “O objetivo é servir a democracia e a sociedade. É por meio de sua realização que a população pode contar com os advogados para resolver seus problemas. O exame serve para se ter um perfil do que acontece no país, e efetivamente para que os bacharéis se tornem advogados e advogadas, e atuem na linha de frente da defesa da democracia”, pontuo Celso Barros.

Celso Barros também destacou que as provas estão passando por constantes melhorias, incluindo as novas disciplinas, seguindo um parâmetro uniforme e igualitário para todos os candidatos.

“Nós pretendemos sempre discutir, melhorar, otimizar o Exame porque assim nós teremos a presunção de que aqueles profissionais que foram aprovados terão condições de adentrar no mercado de trabalho”, afirmou Barros.

O ENCONTRO

O intuito do encontro foi debater acerca do ensino jurídico no Brasil e seus desafios atuais. O evento foi promovido pela Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e o Meu Curso Educacional, com apoio da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).

Marco Aurélio Lima Choy, presidente da Comissão Nacional do Exame de Ordem, afirma que hoje o ensino jurídico passa por uma crise, mas que o Exame de Ordem é um critério objetivo de qualidade para os cursos de Direito do país.

“Hoje o percentual de aprovação está entre 15% e 20%. O Exame tem um papel fundamental na busca pela qualidade dos profissionais. É um patrimônio da advocacia e da sociedade. A Comissão busca a construção de um processo democrático de avaliação, de atuação transparente para termos um Exame de Ordem cada vez mais transparente e justo”, destacou o presidente.

Além do painel voltado ao Exame de Ordem, o evento deliberou sobre temas como: Educação jurídica e transformação digital; ensino híbrido, ensino presencial, ensino digital; Enade Direito: Os desafios da Instituição e do aluno para uma preparação eficaz e eficiente.