Celso Barros chega ao segundo mandato como presidente da OAB-PI unindo experiência e renovação

15 de janeiro de 2022 às 14:41h

Celso Barros Coelho Neto, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, conheceu o amor pelo Direito muito cedo. A dedicação aos livros, a proatividade em participar de debates estudantis e a disciplina aos estudos, são personificadas na figura do avô: o advogado e hoje, aos 99 anos, Membro Honorário Vitalício da OAB Piauí, Celso Barros Coelho.

“Ele foi uma inspiração para mim desde a infância e continua sendo ininterruptamente, fonte de muita admiração e sabedoria”, afirmou o presidente da OAB-PI. O avô foi presidente da Ordem por seis mandatos e continua sendo um dos mais influentes nomes da advocacia.

Ainda jovem, Celso Barros Neto descobriu que a missão de vida estaria voltada a desempenhar um trabalho de dedicação à sociedade. “Enquanto estudante eu já procurei frequentar a OAB. Participando dos seminários, dos eventos jurídicos e sempre tive esse envolvimento, interesse, em saber o que estava se passando na Ordem, as pessoas que estavam à frente da gestão e sempre tive envolvimento na época da faculdade”.

O tempo foi passando e com o ingresso na advocacia, o interesse pela defesa dos Direitos Humanos se tornou concreta: “Procurei me aproximar mais ainda do dia a dia da OAB. Iniciei na Comissão de Direitos Humanos e depois com o passar de alguns anos me elegi Conselheiro Seccional no ano 2000. Com isso veio a responsabilidade de ocupar essa função”.

No ano 2000, Celso Barros Coelho Neto, foi eleito o mais jovem Conselheiro do Conselho da OAB-PI. “Procurei através das experiências dos outros conselheiros, lidar com os processos que chegavam até mim, as votações. Tudo foi com o passar dos anos, tendo o apoio dos gestores, e me tornando mais experiente”.

SEGUNDO MANDATO NA PRESIDÊNCIA

Celso Barros chegou ao segundo mandato de Presidente com a experiência de quem já foi Conselheiro Seccional, Secretário Geral e Conselheiro Federal da OAB, trabalho dedicado à Ordem dos Advogados do Brasil. O objetivo continua o de sempre: que no futuro a Casa esteja melhor do que agora.

“Nós temos essa experiência de ter ocupado outras funções na OAB e agora com a reeleição, as vivências adquiridas nessa jornada certamente nos dá estabilidade para continuarmos enfrentando as lutas e as melhores causas nessas tratativas que tem OAB e todos os seguimentos da sociedade”, disse o presidente da OAB-PI.

Barros define como prioridade uma eficaz defesa das prerrogativas e acredita que a estabilidade e a experiência como gestor vão contribuir para o desenvolvimento de um trabalho mais célere para toda classe.

“É muito gratificante porque a gente sabe da responsabilidade, nós estamos vivendo em um período muito difícil. Essa crise que assola a humanidade afetou muito a Advocacia piauiense, afetou muito a nossa sociedade e como gestor da Ordem, agora na reeleição, a responsabilidade é maior. Essa missão que nos foi confiada pela Advocacia, é nossa obrigação fazer com que nós daqui a três anos estejamos melhor do que agora. Essa é a verdadeira missão que nós temos, fazer com que nesse próximo triênio a OAB consiga efetivamente fazer com que a advocacia tenha independência, segurança, as prerrogativas respeitadas, recebendo todo suporte que precisar”, pontuou Celso Barros.